sábado, 8 de setembro de 2012

Tarô,Alma & Florais ,um caminho ao entendimento.

Tarô, ao longo dos anos, tem-se vindo a revelar um espelho tanto do mundo, como da alma.
Não é por acaso, que o Tarot possui uma riqueza indescritível de história do mundo, nos transporta para outras realidades que nos são quase imperceptíveis, nos alerta para o futuro e nos transmite o divino.
Segundo Jung,um dos grandes mestres da Psicologia,o Tarô é um tipo de jogo que nos permite contatar o nosso inconsciente.
Conscientizamos-nos cada vez mais do nosso inconsciente e nos conhecemos mais.Atravéz das cartas podemos  acessar as características mais profundas de nossa personalidade,e assim podemos desvendar os mistérios e os segredos,ter em maior autoconhecimento,oque é muito importante para nossa vida.
E diante da seriedade e da importância desse instrumento que nos ajuda no conhecimento humano,atuando na área de terapias holisticas e sendo terapeuta floral consigo adaptar o jogo de tarô ás  importantes essências florais,que atuam em beneficio de nossa saúde mental,emocional e orgânica.O tarô  deve  ser visto como forma complementar terapêutica,buscando neste acesso uma forma de orientar,conduzir ,as 38 essências de Dr.Bach divididas nos 7 grupos afetivos,um floral para cada momento,chegam como REMÈDIOS p/ALMA.
O tarô é um caminho para a verdade e a semente da verdade está crescendo dentro de cada um de nós ,existem milhoes de pessoas no mundo inteiro que procuram e buscam a verdade porque a energia da semente e a energia de Deus está dentro de cada um de nós.Se analizarmos,a vida é bela e simples e precisamos do essencial para viver bem.Fomos criados,gerados,nascemos e ganhamos vida possuimos a sede do "saber",portanto as cartas através de seus simbolos surgem como caminhos a seguir,escolher...auto-entendimento.

O TARÔ E OS ARCANOS MAIORES
 


Os Arcanos Maiores, também chamados de segredos ocultos caracterizam a base da nossa vida, toda a nossa energia envolvente que por vezes é também denominada de aura pode ser descrita a partir dos Arcanos Maiores.

Recorrendo a estas cartas, conseguimos aceder à mente metafísica, ao mundo ilusório e aos poderes da criação que manipulam todo o universo em nosso redor.
Estas 22 cartas têm o poder de estimular reacções complexas em cada um de nós, permitindo-nos melhorar a nossa capacidade de auto-desenvolvimento ao aliar-se ao figurismo inerente das cartas.
Os Arcanos Maiores são compostos por 22 cartas, ou seja, 21 cartas enumeradas de 1 a 21 mais uma carta extra sem número a que normalmente se associa o número 0.
Todas elas são únicas e contêm significados distintos. As cartas na sua totalidade formam uma sequência arquetípica, particular e progressiva sempre com a carta seguinte.

*Por exemplo, a carta O Mago, que é a primeira carta numerada do baralho de Tarô, e que tem como palavras-chave diligência, persuasão, e consciência, progride naturalmente para a carta seguinte A Suma Sacerdotisa que é a segunda carta numerada do baralho, e que tem como palavras-chave Discrição, Sentimentos Inexplorados, Percepção, Inconsciente.
Como podemos ver, as cartas evoluem naturalmente pela sua numeração até chegar à última carta dos Arcanos Maiores, a carta 21, O Mundo, que tem como palavras-chave,Conclusão, Realização Pessoal e Liberdade.
A carta 0 também denominada de O Louco serve como elo de ligação entre o Arcano 21 e o Arcano 1, completando assim o círculo espiritual para dar continuidade à ligação cósmica da vida.
Significado de alguns Arcanos...

SIGNIFICADO DA CARTA A SUMA SACERDOTISA
A carta A Suma Sacerdotisa é a representação simbólica do incógnito, que tudo é visível mas que nada se descobre.


É a barreira que interliga o mundo consciente e o inconsciente e que alberga os seus segredos.
Quando esta carta é sorteada na posição Presente, significa frequentemente que você deve auto-analisar-se de forma a desbloquear as suas recordações, potenciar as suas capacidades ocultas e seguir os seus instintos ao longo do seu caminho.
Tente abstrair-se do aparente da sua vida, tente retirar o superficial e ver para além do que é evidente, tente visualizar de uma forma mais profunda o significado que a carta representa para si.
De uma forma geral esta carta caracteriza o domínio feminino representando o poder etéreo einstintivo da mulher que confunde a humanidade desde o início dos tempos.
Se a carta sorteada se encontrar na posição Obstáculo então poderá significar o receio de se encontrar a si próprio, talvez o medo de admitir os seus sentimentos perante algo, ou receio de se recordar de algo traumático que lhe tenha acontecido.
Nesse caso deverá usar a sua intuição para o guiar, e antes de mais, admitir os seus sentimentos perante si próprio pois só assim poderá alcançar a verdade e paz que deseja.
Se a carta lançada for do tipo Resultado, então significará que brevemente irão ser-lhe desvendados segredos misteriosos, talvez do seu “eu” interior, ou do universo que o rodeia.


Caso a carta lançada seja relacionada com o Passado então provavelmente terá que fazer uma “viagem ao passado”, tente fazer uma introspecção das suas recordações, algo que tenha acontecido ou que tenha sido dito no passado poderá resolver-lhe a questão que colocou.
Esta carta sugere-lhe confiança na sua própria intuição.
SIGNIFICADO DA CARTA O LOUCO
A carta O Louco está normalmente associada a novos começos, imprudência e impulsos relacionados com a vida.


Normalmente representa o despertar de aventura do seu “eu” interior, a sua vontade de libertar-se e atirar-se para o incógnito sem temores.
Esta carta está sempre associada ao imprevisível, ao facto de nem tudo na vida dever ser reflectido e que também existe espaço para a irreflexão e inconsciência das suas acções.
Esta carta poderá significar uma fase da sua vida actual em que não irá ouvir os conselhos de ninguém, a não ser de si próprio, não significando necessariamente arrogância, mas sim a vontade de procurar respostas rápidas ou de passar por novas experiências sem olhar a consequências actuais ou futuras.
Esta carta sugere também a possibilidade de irresponsabilidade no âmbito profissional ouamoroso, podendo estar a correr a passos largos para um desgosto profissional ou amoroso.
O Louco pode estar a avisá-lo que está com uma tendência para a imprudência e que deve ter cuidado para tentar evitar problemas de consciência e irreflexão, mas apenas quando estiver realmente indeciso com algo, pois caso contrário estará a reflectir a sua necessidade de liberdade e a sua necessidade de acreditar em si próprio para executar as suas acções.
Caso esta carta seja lançada numa posição futura, poderá significar que se irá dar um novo começo no seu caminho ou talvez uma mudança de prioridades na sua vida.


O significado da carta depende sempre da questão colocada, mas basicamente podemos considerar que esta carta na posição futura exemplifica o ímpeto para novas aventuras e a relutância de assumir compromissos ou consequências.
No geral, esta é uma carta associada a novos começos e aventuras.
SIGNIFICADO DA CARTA A ESTRELA
A carta A Estrela é interpretada como sendo o grande embaixador do sentido de orientação no universo. Um verdadeiro guia que nos ajuda a desbravar caminho no desconhecido.



Esta carta actua como um autêntico farol, que no meio da escuridão nos ilumina o nosso ser interior e clareia o nosso rumo de forma a podermos navegar com segurança e firmeza por este mundo.
Esta carta indica-lhe que você se encontra no zénite máximo da sua consciência, em total sintonia com o que o rodeia e vivendo harmonicamente com o mundo espiritual e etéreo perspectivando-lhe assim um futuro extremamente sorridente.
A Estrela significa assim a esperança, o auxílio súbito, uma visão abrangente e clara, inspiração e orientação.
Caso a carta seja lançada para uma situação Presente, então você provavelmente encontra-se motivado e confiante em si próprio. Este estado de espírito é extremamente importante para que você consiga criar as suas próprias oportunidades, sejam estas no amor, no meio profissional ou em objectivos financeiros a que se propôs atingir.
Em caso de interpretar esta carta para um lançamento na posição Futuro, então A Estrela adverte-o que experienciar uma manifestação da realidade muito brevemente, irá ser-lhe revelada a verdade sobre uma determinada questão de uma forma certamente encantadora.
Esta carta também prenuncia boas condições de saúde e excelente altura para executar introspecções espirituais.
De uma forma geral esta carta apresenta particularidades e características muito benéficas para si.


Mas se esta carta lhe for apresentada na posição Obstáculo então terá que ter cuidado com as metas que impôs a si próprio, pois existe uma grande probabilidade de não as conseguir cumprir de todo por serem extremamente exigentes.
A Estrela no geral é uma carta benéfica e orientadora.SIGNIFICADO DA CARTA A LUA
A carta A Lua simboliza o intelecto instintivo, a capacidade de premonição e os períodos essenciais.


Esta carta está profundamente ligada à solidez e estabilidade da vida, a segurança que um ambiente familiar nos proporciona. Ao mesmo tempo que interpreta também o nosso lado negro, a nossa essência sombria e oculta que tenta emergir e sobrepor-se à nossa perspectiva do bem. A Lua torna-se assim uma carta complexa de interpretar devido ao cruzamento de emoções inerente.
Esta carta, quando lançada, adverte-nos que devemos estar preparados para o enigma contínuo que rodeia a nossa vida, o mistério subjacente que condiciona as nossas escolhas e que raramente o reconhecemos.
A Lua avisa-nos que devemos consciencializar-nos da verdade e ter cuidado com as fantasias que nos poderão encaminhar para caminhos errados devendo sempre conseguir focalizar os nossos objectivos.
Se esta carta for lançada na posição Presente então poderá simbolizar a sua confusão actual acerca de qual o caminho a tomar. A Lua aconselha-o a fazer uma introspecção para que consiga descobrir quais os seus receios e assim conseguir eliminá-los, só assim poderá seguir em frente com sucesso por muito difícil que seja o seu caminho.
A Lua adverte-o para a presença constante de ilusão e utopia, talvez esteja a ser induzido em erro por alguém perto de si, ou talvez esteja mesmo a enganar-se a si próprio.
Para evitar todas as ilusões e receios que o rodeiam, tente seguir os seus instintos para que consiga aliviar o seu stress e preocupações, e assim clarear o seu juízo.
Ao ser lançada na posição Obstáculo, A Lua interpreta que os seus receios e incertezas lhe estão a bloquear a concretização dos seus objectivos ou que estão a provocar uma reacção de inaceitabilidade da realidade.


Como carta de Futuro indica-lhe que irão existir enganos futuros que o irão influenciar, estes enganos poderão advir de si próprio ou de alguém perto de si.
A Lua é no geral uma carta simbolizadora da ilusão e utopia.
SIGNIFICADO DA CARTA A JUSTIÇA
A carta Justiça representa o equilíbrio, estabilidade e justiça na vida. Mas atenção que nem tudo o que é para uma pessoa é igual para outra.


Esta carta avisa que temos que ser justos e usar o nosso discernimento para avaliar as situações. Talvez esteja a ser demasiado emotivo nas suas decisões e que isto lhe esteja a prejudicar a sua visão real das situações.
De uma forma geral, esta carta avisa-o que deve concentrar-se na racionalidade e objectividade dos seus pensamentos de forma a não perder a consciência do que realmente deseja.
Devemos fazer uma introspecção e examinar o nosso “eu” interior para que consigamos realmente descortinar o que desejamos. Esta acção de análise interior irá permitir-lhe visualizar a verdade inquestionável, e não apenas uma verdade diminuta ofuscada pelos seus sentimentos. Esta descoberta da verdade poderá indicar-lhe que se encontra no rumo certo, ou que terá que admitir determinados erros e proceder à sua correcção.
No entanto, mesmo que descubra vários erros nas suas acções, não deverá ser demasiado duro consigo próprio pois torna-se muito mais producente aprender com os erros do que se deixar abater pelas suas acções passadas.
Em carta Presente, significa que é capaz de ter uma visão objectiva e racional dos acontecimentos e agir de acordo.
Como carta de Passado indica-lhe que admitiu vários erros do passado, que várias opções foram feitas erradamente e que agora que analisou e admitiu os seus enganos que está pronto para seguir em frente.
Como carta do Futuro quaisquer pactos, questões jurídicas e pagamento de dívidas irão ser resolvidas no futuro de forma positiva desde que mantenha a sua visão realista das coisas e tome em consideração múltiplos pontos de vista.


A Justiça diz-lhe para se focar na racionalidade das suas ideias.


















*Caminhos e Mistérios...os véus mágicos revelados no Tarô:

"Tenho que render homenagem ao mistério de estar vivo. Então quero viver com as minhas perguntas... são muito mais interessantes que minhas respostas." Paulo Coelho


Caminho para sempre nessas praias.
Entre a areia e a espuma.
A maré alta pagará as minhas pegadas.
E o vento dissipará a espuma.
Mas o mar e a praia permanecerão."

                           "A areia e a Espuma" por Gibran Khalil Gibran

Nenhum comentário:

Postar um comentário