domingo, 2 de setembro de 2012

Relaxando o corpo p/Eliminar Estresse

fig 1
fig 2
 
Exercícios para Eliminar o Estresse
Parte I
*
Com qualquer objeto esférico, e apoiando as costas contra a parede, faça com que a bola suba e desça pelas suas costas, mas pelos lados e não por cima da coluna vertebral.
*
Faça exercícios de alongamento, como por exemplo: fique de frente para a parede e tente beijar a parede, mantendo os braços esticados ao lado do corpo.
*
Deite-se no chão de barriga para baixo. Apóie os braços no chão e tente fazer com que sua cabeça toque suas costas. Este exercício não deve ser praticado por quem já operou a coluna ou tenha hérnia.
*
Aperte três pontos dos pés: o primeiro é o da base do dedão; o segundo é seguindo a base interna da curvatura do pé até chegar ao arco da planta do pé e o outro ponto é perto do calcanhar. Faça uma pressão suave, de forma circular com a ponta dos dedos. *Faça a massagem 3 a 4 vezes em cada pé.
*
Quando
terminar os exercícios, tome uma boa ducha de uma das seguintes maneiras:

Com água fria, começando pelos pés. Esta ducha deve durar uns três minutos.
Com água morna (nunca quente) durante 10min.

Relaxamento através dos Pés :
 
 

Reflexoterapia
 
 
------------------------------------------
Colicas
*quando a dor ataca
Nos momentos de cólicas, qualquer exercício rítmico constante relaxa os músculos e diminui o desconforto. Caminhadas podem ser tudo o que você não está disposto a fazer, mas é exatamente disso que você precisa. A natação também é uma excelente maneira de aliviar suavemente as cólicas. Além de relaxar músculos contraídos, o exercício libera a tensão que pode agravar as dores. Outras atividades de alívio de tensão que você pode realizar são os exercícios de respiração profunda e meditação. O relaxamento acalma os músculos uterinos contraídos.
                                  ---------------------------------------------
 
 
Parte II
*Seguem alguns exercícios para redução do estresse, podem ser feitos a qualquer hora, na mesa de trabalho, no transito congestionado, após aquela terrível reunião. Estes exercícios ajudam a minimizar os efeitos tóxicos do Cortisol (hormônio do estresse) sobre o organismo.
1. ROTAÇÃO DO PESCOÇO
Pressionando a base do crânio com as mãos, gire a cabeça ao redor do pescoço, três vezes no sentido horário e três no sentido anti-horário.
2. MASSAGEM NAS ORELHAS
Massageie todos os pontos de energia sutil das orelhas, desenrolando-as de cima para baixo e puxando os lóbulos também para baixo.
3. RESPIRAÇÃO PROFUNDA
Sente-se confortavelmente, feche os olhos e relaxe todo o seu corpo. Inspire profundamente pelo nariz e expire no dobro do tempo. Dois minutos bastam para acalmar o sistema nervoso simpático e ativar o sistema parassimpático, transformando a “resposta ao estresse” na “resposta de relaxamento”.
Fonte: Stress a seu favor – Como gerenciar sua vida em tempos de crise; Dra Susan Andrews; Ed Ágora
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário