sábado, 15 de setembro de 2012

Vamos acalmar as crianças?

COMO ACALMAR CRIANÇAS

Alguns bebês acordam a cada uma ou duas horas à noite para comer ou procurar a chupeta, pois associam o ato de sugar ao ato de dormir. Em certos casos, um simples chá de camomila antes de o bebê ir para a cama resolve. Em outros, porém, é preciso mudar o hábito, pois dormir bem é ótimo para todos, sobretudo para os pais, que precisam estar de pé cedo no dia seguinte. É aí que entra a técnica da remoção gentil.

TÉCNICA DA REMOÇÃO GENTIL

Quando o bebê acordar, dê a chupeta, a mamadeira ou o amamente. Mas em vez de resolver tudo e voltar para a cama ou deixar que ele adormeça no peito, deixe-o sugar por alguns minutos, até que o ritmo diminua e ele comece a relaxar para dormir. Nessa hora, interrompa a sucção com o dedo e gentilmente retire a chupeta ou o bico. Quase sempre, e sobretudo nas primeiras vezes, o bebê vai se assustar e se voltar para o bico. Tente muito gentilmente manter a boquinha dele fechada, colocando seu dedo sob o queixo dele, mantendo uma pequena pressão, ao mesmo tempo que o vai acalentando ou ninando. Tente conversar com ele, dizendo que quando está escuro é hora de dormir. Se ele lutar contra isso e chorar pedindo o alimento ou a chupeta, vá em frente e dê a ele o que ele quer (chupeta, mamadeira ou o peito), mas repita o processo tantas vezes quanto for necessário até que ele adormeça.

Cada bebê é diferente, mas cerca de dez a sessenta segundos entre as retiradas da chupeta, do peito ou da mamadeira normalmente funciona. Você também deve observar o ato de sugar do seu bebê. Se ele suga com força ou engole regularmente quando está sendo alimentado, espere mais alguns minutos até que ele diminua o ritmo. Normalmente após o primeiro impulso de atividade o bebê vai diminuir para um ritmo mais relaxado. Essa é uma boa hora para começar a técnica da remoção gentil.

Isso pode levar de duas a dez (ou até mais) tentativas, mas eventualmente o bebê vai adormecer sem a chupeta ou o bico na boca. Quando isso acontecer um número de vezes por um período de dias, você vai notar que a técnica da remoção vai ficar muito mais fácil e as acordadas durante a noite serão menos frequentes.
 

Se o bebê não dorme bem durante o dia, não se preocupe em utilizar a remoção gentil para os cochilos nesse horário. Só quando o bebê começar a dormir melhor durante a noite é que você deve trabalhar em relação aos cochilos do dia.

A melhor hora para usar a técnica da remoção gentil é o primeiro adormecer da noite.

O próximo passo para ajudar o bebê a dormir por períodos maiores é determinar a diferença entre os barulhos do sono e o choro de quem está acordado. Quando ouvir um barulho, pare, espere e olhe. Quando ouvir atentamente os barulhos do bebê e observar, você vai aprender a diferença entre os ruídos do sono e os ruídos do tipo "estou acordando e preciso de você agora".

Geralmente nós temos uma rotina que seguimos com nosso bebê desde o nascimento. O passo final antes de dormir é sempre amamentar ou dar uma mamadeira. Alguns bebês continuam com esse padrão e ainda dormem durante a noite. Outros, entretanto, precisam de uma mudança nesse último passo antes de conseguir dormir a noite toda.

Use massagem, carinho ou música de ninar para ajudar o bebê a adormecer. Eventualmente esses passos vão substituir a mamada ou a mamadeira, e aos poucos o bebê vai dormir por períodos mais longos.

Entenda que a aparente falta de habilidade do seu bebê em dormir sozinho não é culpa dele. Ele vem fazendo as coisas dessa maneira desde que nasceu e ficaria completamente feliz em manter tudo como está. Pense que você faz isso com o objetivo de ajudá-lo a se sentir amado e seguro enquanto descobre formas de adormecer sem precisar de você – mas não o deixe chorando sozinho no escuro. Seja paciente, siga as sugestões para ajudar seu bebê e quando menos esperar ele estará dormindo como um anjinho. E você também.

EM CRIANÇAS MAIORES

Tente dar um chazinho de folha de laranja, camomila ou erva-cidreira duas horas antes de elas irem para a cama. Para crianças mais difíceis, há alguns fitoterápicos líquidos à base de passiflora (
Passiflora incarnata), pilriteiro (Crataegus oxyacantha) e salgueiro-branco (Salix alba) ou à base de aveia (Avena sativa), maracujá-doce (Passiflora alata) e valeriana (Valeriana officinalis). Dos que conheço, o gosto não é muito convidativo para crianças. Por isso, prefira aqueles em gotas, que são mais concentrados e podem ser adicionados a outros líquidos.

Atenção: a valeriana é muito eficiente, mas é contraindicada para crianças com menos de 12 anos. Portanto, prefira os fitoterápicos que tenham valeriana misturada com outras ervas e evite dá-lo à criança toda noite. Certifique-se antes se ele é indicado para criança.

Dar um banho morno antes deitar, contar uma história e fazer uma massagem com óleo vegetal nos pés também ajuda. Outra dica é fazer uma leve pressão na região da testa entre as sobrancelhas. Isso acalma e relaxa.







Nenhum comentário:

Postar um comentário