domingo, 2 de setembro de 2012

Órgãos e Emoções


 

- Correspondência Entre Órgãos e Emoções Negativas (Que Podem Dar Origem aos Desequilíbrios Físicos), Segundo a MTC – podem ser tratados com óleos essenciais:

 Fígado/Vesícula(Biliar):
Fígado: armazena energia, gera energia, metaboliza a albumina e inicia o processo de desintoxicação. O fígado é o principal órgão produtor de energia agressiva – ódio, raiva, que acaba voltando para o próprio organismo. Os excessos comprometem o fígado.

Vesícula Biliar: vesícula: participa da “digestão” simbólica das emoções. também associada à agressividade.

Emoções que podem causar desequilíbrios nesses órgãos: ódio, raiva, irritação, impaciência, estagnação, ressentimento, impotência, mágoa, inconstância, desordem, orgulho, arrogância, aflição, angústia, hostilidade, passividade, tédio, fúria, agressividade, mau-humor.

     Coração/Intestino(Delgado)
 
Coração: tem relação com o timo. É o símbolo do amor e da união. Problemas no coração podem significar dificuldades em expressar os sentimentos e de vivenciar os relacionamentos amorosos e afetivos.

Intestino Delgado: No intestino delgado acontece a assimilação dos nutrientes e a separação do que deve ser eliminado. Problemas nesse órgão podem representar racionalização em excesso, dificuldade em assimilar críticas e elogios, e desejo de controlar os acontecimentos e as pessoas.

Emoções que podem causar desequilíbrios nesses órgãos: insatisfação, obrigação, pressão, rancor, vingança, ciúmes, isolamento, intolerância, humilhação, abuso, falta de respeito, euforia.

   Baço-Pâncreas/Estômago:
 Baço: filtra o sangue, eliminando glóbulos vermelho e brancos desgastados, ao mesmo tempo. O sangue representa nossa força vital.

Pâncreas: produz substâncias que ajudam a digerir os ácidos e a insulina, fundamental na produção do açúcar e energia. O diabetes pode ser uma não assimilação do açúcar, isto é, a incapacidade de receber amor. Problemas no pâncreas podem significar a necessidade de levar a vida com mais leveza, abrindo-se para novas experiências, deixando para trás as dores do passado.

Estômago: recebe os alimentos. Absorção e assimilação das emoções. Problemas nesse órgão, indicam emoções “não digeridas”, a negação de instintos básicos, ruminação de emoções negativas, “engolir” sentimentos e o choro.

Emoções que podem causar desequilíbrios nesses órgãos: preocupação, incerteza, crítica, amargura, pessimismo, desconfiança, humilhação, julgamento, controle excessivo, não dar limites, invasão, rejeição, desaprovação, privação, pena, confusão, auto-piedade, divagação.





Pulmões/Intestino(Grosso):
 Pulmão: simboliza, basicamente, comunicação. Interagir com o ambientes e as outras pessoas. Problemas nesse órgão podem simbolizar saber dar e receber proteção, timidez, bloqueios emocionais, tristeza e solidão.

Intestino Grosso: é através dele que ocorre a eliminação do que não é necessário à nutrição. Problemas nesse órgão ´podem indicar represamento de experiências dolorosas ou traumáticas, que não foram eliminadas, assimiladas, dissolvidas (perdoadas) e ficam “intoxicando”.

Emoções que podem causar desequilíbrios nesses órgãos: tristeza, depressão, remorso, retenção de sentimentos, dissimulação, falsidade, indiferença, pessimismo, desespero, angústia, culpa, auto-anulação, melancolia.





Rins/Bexiga:
Rim: filtra o sangue para produção de urina. Medo e estresse, a capacidade de se envolver em relacionamentos afetivos. A principal função dos rins é a filtragem – saber reconhecer quais as substâncias que são benéficas para o organismo e podem ser utilizadas e quais são resíduos tóxicos e que, portanto que devem ser eliminadas. Em relação aos cálculos renais: são sedimentos e cristalizações de determinadas substâncias presentes na urina, em quantidade excessiva (ex: ácido úrico, fosfato de cálcio, óxido de cálcio). No âmbito psíquico, a pedra ou cálculo é feita de substâncias que teriam que ser expelidas, por não contribuírem mais para o bom funcionamento do corpo. Ela corresponde a um acúmulo de assuntos que deveriam ter sido solucionados há muito tempo.

Bexiga: capacidade de suportar dores, problemas emocionais. Simboliza a eliminação de crenças negativas. Medos em relação aos familiares, ancestrais. Remoer dores emocionais.

Emoções que podem causar desequilíbrios nesses órgãos: medo, insegurança, ansiedade, medo da perda, pânico, pavor, fobia, timidez, desmotivação, vergonha, imprudência, indecisão.
 

*Segundo o Dr. Thorwald Dethlefsen, (médico e psicólogo alemão, diretor do “Instituto Particular Para Psicologia Fora do Comum” de Munique – Alemanha): no corpo humano, há órgãos singulares (o fígado, o estômago, etc.) e órgãos dispostos aos pares. Os órgãos duplos têm correlação com o tema “contato”, “associação”, “parceria”. Os pulmões representam a esfera informal do contato e da comunicação; os órgãos genitais (testículos ou ovários) representam a sexualidade; os rins correspondem à parceria, aos relacionamentos humanos mais íntimos. Esses três âmbitos correspondem aos três tipos de amor, já identificados pelos gregos: “filos” (amizade), “eros” (amor sexual) e  “ágape” (amor fraternal) – trata-se de uma progressiva transformação, até tornar-se uno com o todo.
*OBS:toda imagem usada neste post tem origem do Google.


Nenhum comentário:

Postar um comentário