sexta-feira, 17 de agosto de 2012

ENERGIA VITAL & CHAKRAS


Varredura



            A limpeza é tão importante para energização que por si já tem valor de cura, é uma técnica de limpeza, portanto pode ser usada para energizar e distribuir Prana (energia vital) em excesso. Quando a limpeza é feita no corpo bioplasmático inteiro, é chamada varredura geral. A limpeza realizada em áreas especificas do corpo é chamada varredura localizada.

            Na varredura utilizam-se as mãos. Há duas posições de mão: a posição da mão em concha e a posição dos dedos abertos. A posição das mãos são usadas alternadamente. A posição da mão em concha é mais eficaz na remoção de substância bioplasmática doente e a posição dos dedos abertos é mais eficaz para pentear e desemaranhar os raios de saúde. A varredura geral tem sido chamada de limpeza ou corda dura da aura por alguns estudantes de esoterismo.





Procedimento:



           A varredura geral é feita com uma série de movimentos de varredura para baixo apenas. Na varredura para baixo começa-se na cabeça e se desce até os pés. Movimentos de varredura em concha cerca de 15 cm acima da cabeça da pessoa a ser ‘’limpa’’. Não se deve tocar a pessoa desnecessariamente, mantenha distância de cerca de 5 cm entre o corpo e suas mãos. A limpeza geral é um movimento de varredura que começa no topo da cabeça e desce até a ponta dos pés, fazer isso três ou quatro vezes é suficiente. Este método é bastante eficaz e não deve ser realizado com exagero,uma vez que a vitalidade da pessoa pode diminuir.





Sensibilização das mãos


         Na parte central de nossas mãos há um pequeno canal, conhecido como Chakra, que emite e recebe o Prana. É o desenvolvimento desse canal que aguça a sensibilidades das nossas mãos. Quanto mais estiver aberto, mais facilmente a energia fluirá através dele, nos dois sentidos; é isso que significa ter mãos sensíveis.



Sensibilização das mãos (abrindo os canais de energia)


         Para abrir este canal concentre sua atenção simultaneamente em suas mãos. Concentre-se em sentir o centro de cada palma, mantenha a respiração de forma lenta e ritmicamente. A concentração é facilitada ao se pressionar os centros das palmas das mãos com os polegares, antes de iniciar o processo. Fazer este exercício regularmente, 5 a 10 minutos diários , em 3 a 4 meses será suficiente para ativar sua energia emanada por suas mãos.



                     

Interpretação geral das sensações mais comuns


        Sensação de calor : indica grande quantidade ou congestão de Prana; vazamento de Prana ou uma infecção; uma doença grava se a sensação de calor for muito forte, muito Prana em suas mãos. Caso isso aconteça, esfregue as mãos ou lave-as com água fria e tente novamente.

         Sensação de frio: indica ausência ou pouco Prana; congestão ou bloqueio nas áreas ao redor; falta de sensibilidade nas mãos.

         Golpes de ar :  geralmente indica que o Prana está deixando o corpo, ou seja, ocorre o ‘’vazamento’’ de energia; pode tratar-se de infecção.

        Ar quente ou frio em movimento:  combinação dos resultados anteriores.

        Formigamento e eletricidade paralelamente: combinação dos elementos mencionados acima.

        Nada : nenhum Prana; corpo etérico muito fino; as mãos não estão sensibilizadas ou sua atenção não foi suficiente.

                                                                                                                                                                     



Energização


        Ao projetar o Prana (energia vital) para o corpo bioplasmático da pessoa a receber, o praticante deve simultaneamente absorver PRANA AR. Um dos chakras das mãos é utilizado para ‘’retirar’’ o Prana do ar e outro para ‘’projetá-lo’’ ao ser que recebe. O chakra da mão encontra-se alternadamente absorvendo ou projetando Prana em porção rápida, isto ocorre com uma questão de intenção ou vontade.




O que evitar 


        

         ° Não energize os olhos diretamente, são muito delicados, use o chakra frontal para isto.

         ° Não aplique Prana de maneira intensa em crianças, pessoas muito fracas e idosas. Nas crianças seus chakras( centro de energia) ainda são pequenos e não muito fortes, já no caso de pessoas fracas e idosas os chakras estão frágeis e pode haver choque sobre os centros de energia. Para isso deve-se projetar por curtos períodos e depois dar continuidade, a pessoa pode ficar pálida ou ofegante, daí fazer uma varredura localizada na área do plexo solar.




Sensibilização


·   Habituar-se a ver a beleza e a energia da outra pessoa.

·   Escutar musica para maior conexão (suave).

·   Reunir com grupos ou em pares (um de frente ao outro).

·   Trabalhar com luz a nível da mente e ambiente para banhar a si e o outro, a receber luminescência de energia radiante.

·    Passar um tempo da semana junto a um cenário natural.

·   Observar as árvores, escolher uma para estudo, observar a luz ao seu redor...

·   Observar as pessoas ao redor.

·   Saber que: Prana é uma força vital que existe em todo lugar, e podemos canalizar esta energia de varias formas.

·   Permaneça presente no momento.

·   Seja seu eu autêntico – seja verdadeiro.

·   Preste atenção em seus sentimentos.

·   Ouça atentamente – esclareça o que você escuta.

·   Mantenha seu ego em estado adulto.

·   Concentre-se no que você quer sentir.

·   Diga a verdade como você a sente.

·   Livre-se do apego a um único resultado.

·   Deixe o mistério desvendar-se.

·   Permaneça aberto...







                                                 Chakras



  à Chakra da Base (Raiz)

Localização: Situa-se na base da coluna ou área do cóccix.

Cor: Vermelho.

Funções: Energizar e revigorar o corpo físico, especialmente os sistemas muscular e esquelético, a coluna, a produção e a qualidade do sangue produzido, as glândulas suprarrenais, os tecidos do corpo e os órgãos internos; afeta a vitalidade geral, o aquecimento do corpo e o crescimento de bebês e de crianças; centro da autosobrevivência.

Órgãos correspondentes: Glândulas suprarrenais e órgãos sexuais.

O mau funcionamento pode causar: Artrite, doenças da coluna e do sangue, câncer, leucemia, alergia, problemas de crescimento, baixa vitalidade, cura lenta de feridas e de fratura óssea, problemas sexuais, hemorróida, reumatismo e gota.





 àChakra Sexual

Localização: Está localizado atrás do osso pubiano.

Cor: Laranja.

Funções: Controlador e energizador; centro criador.

Órgãos correspondentes: Órgãos sexuais, bexiga e pernas.

O mau funcionamento pode causar: Problemas de ordem sexual e da bexiga, cólica menstrual, cisto, inflamação nos ovários, problemas de menopausa, dores nas pernas causadas por problemas no útero.





à Chakra do Plexo Solar

Localização: O Chakra Frontal do Plexo Solar está localizado na parte afundada entre as costelas e o Chakra Dorsal do Plexo Solar está localizado na mesma área correspondente atrás.

Cor: Amarelo.

Função: Este chakra controla e energiza o diafragma, o pâncreas, o fígado, o estômago e também o intestino grosso e delgado, o apêndice, os pulmões, o coração e outras partes do corpo.

Órgãos correspondentes: Pâncreas, fígado, intestino grosso e delgado, apêndice e estômago.

O mau funcionamento pode causar: Problemas de pele e pancreático, febre, apendicite, úlcera, hepatite, problemas cardíacos, desordem nos tratos digestivos e urinários , desequilíbrio da taxa glicêmica, diabete tipo 1, hipoglicemia e gastrite, paranóia, preocupação, ansiedade, emoções negativas.





à Chakra do Coração

Localização: O Chakra Frontal do coração localiza-se no centro do peito. O Chakra Dorsal do coração está situado atrás do coração.

Cor: Rosa.

Função: O chakra Frontal energiza e controla o coração, ótimo e o sistema circulatório. O Chakra Dorsal energiza os pulmões e também o coração e o timo.

Órgãos correspondentes:

a)      Chakra frontal: coração, timo e sistema circulatório.

b)     Chakra dorsal: pulmão e em menos proporção o coração.

O mau funcionamento pode causar: Doenças cardíacas e circulatórias. Centro responsável pelo equilíbrio vital, colesterol, bronquite, asma, dor nas pernas causadas por cãibra, tensão e estresse.

          O chakra Dorsal manifesta-se com problemas pulmonares, asma, tuberculose e outros. A energização do coração é feita através do chakra dorsal do coração.



                                                                                                                                                  

à Chakra da Garganta

Localização: Está localizado no centro da garganta.

Cor: Azul Claro.

Função: Controla e energiza a garganta, as glândulas tireóides e as paratireóides e o sistema linfático.

Órgãos correspondentes: Garganta, glândulas tireóide e paratireóide.

O mau funcionamento pode causar: Doenças relacionadas à garganta, como bócio, garganta inflamada, perda da voz, asma, imunidade reduzida, aumentando o risco de infecções virais e bacterianas, regula o sistema hormonal da mulher, falta de concentração e mágoa.





à Chakra da Testa

Localização: Este chakra localiza-se no centro da testa.

Cor: Azul Índigo.

Função: Controla e energiza a glândula pineal e o sistema nervoso.

Órgão correspondentes: Sistema nervoso e glândula pineal.

O mau funcionamento pode causar: Perda da memória, paralisia e epilepsia, depressão, desânimo, dor de cabeça causada pelo sistema nervoso, derrame, insanidade mental.





à Chakra da Coroa

Localização: Localiza-se no topo da cabeça.

Cor: Violeta.

Função: Regula e energiza o cérebro, a glândula pineal e todo o corpo, equilibrando-o.

Órgãos correspondentes:Cérebro e glândula pineal.

O mau funcionamento pode causar: Diminuição da visão, insônia, doenças físicas e psicológicas relacionadas ao cérebro e a glândula pineal, neurite, perda de audição, catarata, gagueira, epilepsia, esclerose múltipla, derrame, mal de Parkinson, depressão, fobia, histeria, paranóia.





à Chakra Meng Mein

Localização: Está localizado na parte atrás do umbigo.

Cor: Amarelo.

Função: Ele serve como ‘’estação de bombeamento’’ na coluna, sendo responsável pela subida no fluxo de energia Prânica sutil proveniente do chakra da base. Ele controla a energia dos rins, as glândulas suprarrenais e a pressão sanguínea.

Órgãos correspondentes: Rins, glândulas suprarrenais.

O mau funcionamento pode causar: Problemas renais, baixa vitalidade, pressão alta e problemas nas costas.





à Chakra do Umbigo

Localização: Está localizado no umbigo.

Cor: Amarelo.

Função: Ele controla e energiza o intestino delgado, o intestino grosso e o apêndice. Ele afeta a vitalidade geral da pessoa.

Órgãos correspondentes: Intestino delgado e grosso.

O mau funcionamento pode causar: Constipação, apendicite, dificuldade de dar à luz, baixa vitalidade e outras doenças relacionadas com os intestinos.





à Chakra do Baço

Localização: Está localizado ao lado esquerdo do abdômen. Já o chakra dorsal situa-se na parte de trás do frontal do baço.

Cor: Amarelo.

Função: Ambos controlam e energizam o baço e o corpo bioplasmático .                         

O baço purifica o sangue de germes causadores de doenças. Energiza todo o corpo bioplasmático.

Órgãos correspondentes: Principais pontos de entrada do Prana do ar.

O mau funcionamento pode causar: O chakra do Baço enfraquecido significa baixa vitalidade e baixo nível de energia Prânica, artrite e reumatismo, baixa imunidade, doenças sanguíneas, doenças do baço.





à Chakra Ajna

Localização: Está localizado entre as sobrancelhas.

Cor: Azul Índigo.

Função: Controla e energiza a glândula pituitária, as glândulas endócrinas e ativa o cérebro, até certo grau. É também conhecido de Chakra Mestre porque dirige e controla os outros chakras principais e suas correspondentes glândulas endócrinas e órgãos vitais. Ele também afeta os olhos e nariz.

Órgãos correspondentes: Glândula pituitária e endócrina.

O mau funcionamento pode causar: Doenças relacionadas com as glândulas endócrinas, como a diabetes. A energização deste chakra também energiza o corpo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário