terça-feira, 14 de agosto de 2012

AROMATERAPIA

O termo aromaterapia foi introduzido por René Maurice Gatefossé na década de 1920 e
teve seu desenvolvimento posteriormente por seus seguidores. Esta terapia se vale dos
poderes dos óleos essenciais para predispor à prevenção, à cura e ao equilíbrio psicossomático.
A ação dos componentes dos óleos essenciais pode se dar por contato com a
pele: penetração e conseqüente alcance da corrente sangüínea, ou por estimulação do
sistema nervoso central pelo processo de transdução. Pode-se, portanto, dizer que são
três os sistemas fundamentais para se processar a aromaterapia: circulatório, límbico e
olfativo. As propriedades e indicações dos óleos essenciais são extremamente numerosas,
e para assegurar o sucesso da terapia, é necessário o acompanhamento por profissional
especialista e habilitado, já que hoje a tendência é a prescrição cada vez mais
individualizada e adequada para cada pessoa, pois a aromaterapia visa, além de curar
estados patológicos, promover e restaurar o equilíbrio mental e psicológico.
Aromaterapia é a arte e a ciência de usar óleos de plantas em tratamentos. Aromaterapia é uma das técnicas mais antigas da história de práticas de cura. Os óleos essências de Aromaterapia são óleos extraídos de plantas da qual tem sido usado por milhares de anos antes da técnica de destilação de óleos ter sido descoberta. Os óleos essenciais exercem uma influência sutil na mente e no corpo. Através da Aromaterapia, a cura pode ser feita de uma maneira gentil e natural. Uma qualidade importante dos óleos essenciais é a grande variedade de maneiras em que podem ser usados. Podem ser usados em massagens, já que é reconhecido como uma das formas mais importante de tratamento, também podendo ser usados em banhos. A água em si tem muitas propriedades terapêuticas, e quando combinado com os óleos essenciais, os óleos realçam o seu efeito. Também, podem ser usados como compressas, em temperatura quente ou fria, em circunstâncias diferentes. Os óleos podem ser misturados em cremes, loções para o corpo ou mesmo algumas gotas em seu travesseiro para ajudar a ter uma boa noite de sono.

Aroma no Corpo

Saiba como combinar os óleos essenciais para se beneficiar de todas suas propriedades.
Massagem – misture 4 gotas de óleo essencial de lavanda, 3 gotas de menta e 3 gotas de camomila e 3 gotas de alecrim em 5oml de Oleo Vegetal (amendoa ou semente de uva). O efeito é refrescante e estimulante.
Banho de imersão – na água da banheira ou do ofurô, coloque 10 gotas de óleo essencial de camomila, 6 gotas de alecrim e 2 colheres (sopa) de leite integral. Bom para relaxar, mas sem perder o pique.
Escalda-pés – em uma bacia com água quente, acrescente 2 gotas de óleo essencial de hortelã, 3 gotas de alecrim, 3 gotas de lavanda e 1 colher (sopa) de sal grosso. Use a mesma mistura para aliviar o cansaço das mãos e dos cotovelos.
Sauna facial – em uma tigela com 2 litros de água quente, junte 3 gotas de óleo essencial de laranja, alecrim ou grapefruit. Ajuda a tonificar a pele
Aroma no xampu e hidratante
Para o cabelo – coloque uma porção de xampu neutro na palma da mão e pingue 2 ou 3 gotas de óleo essencial de cedro para massagear o couro cabeludo (cabelos secos); ou de tea tree (cabelos oleosos ou com caspa).
Para o corpo – em uma porção de creme hidratante, pingue duas ou três gotas de óleo essencial de alecrim (ativa a circulação).
Aromaterapia para Dores de Cabeça
Como combater aquela dor de cabeça que não passa? Faça uma massagem com óleo de lavanda na base de seu pescoço e nas têmporas.
Cheire algumas gotas de óleo de menta num chumaço de algodão se a dor de cabeça for devida à uma indigestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário