terça-feira, 28 de agosto de 2012

Efeitos Terapeuticos do Sono.

Dicas de Qualidade de Vida

Durma cedo, de preferencia entre dez e onze horas, e sobre o lado direito, com a narina esquerda para cima. A glândula pineal é muito sensível a luz, por isso durante a noite para melhor produção de melatonina, esteja em silêncio e em completa escuridão. Televisão no quarto é um dos inimigos da produção de melatonina. O pico da produção deste hormônio é entre as 22:00 e no máximo 05 horas da manhã. Se conseguir dormir antes das 22:00, permitirá que a glândula execute bem suas funções. O cérebro é dividido em dois hemisférios, direito e esquerdo, o hemisfério direito, chamado parassimpático controla o lado esquerdo do corpo, e também é responsável pela criatividade e intuição, ao deitar-se sobre seu lado direito, estará deixando a narina esquerda desobstruída, promovendo assim uma melhor oxigenação do lado direito do cérebro, que em nosso dia a dia geralmente é esquecido, porém é responsável por ações, entre outras, de planejamento, organização, e uma boa liderança.
                                       Yasmin Assad/Terapeuta Holistica



*A importância do sono

Quando falamos do sono entendemos que é uma necessidade física, assim como a alimentação, mas também uma necessidade espiritual e um processo pelo qual temos que passar. Pesquisas já concluíram que após 72 horas sem dormir, corre-se o risco de morrer.

 Por que é tão importante dormir?

 A pessoa trabalha o dia todo, tem inúmeras atividades e à noite está cansada e quer dormir, num processo que ocorre ao longo dos anos. Mas às vezes vemos que este processo não parece muito bem organizado, porque às vezes acordamos muito cansados, embora tenhamos dormido bastante.

Quando uma pessoa vai dormir, não só o corpo está cansado. A alma também está cansada do corpo, porque o corpo geralmente não colabora com a alma para que ela faça seu tikun (carma, correção).

 Ao dormir, o corpo pode ser neutralizado e a alma, que não está limitada ao mundo físico, pode ter sua liberdade para elevar-se ao mundo espiritual, receber mais energia de vida e retornar ao corpo de manhã, quando então despertamos. Então por que nem sempre acordamos recarregados de energia?

 Nossa consciência do corpo está ligada a nosso mundo físico. Quando dormimos, nos desconectamos deste "mundo" e vamos para  uma dimensão cuja consciência é a de receber para compartilhar.

 Segundo a Cabala, quando a pessoa acorda de manhã, a questão é: o quê acorda? Qual nível de nossa consciência que desperta?

 Nosso corpo desperta. Nosso corpo, enquanto não estiver corrigido, representa o aspecto do desejo de receber somente para si mesmo. Então quando a pessoa desperta de manhã é o ego, a consciência do corpo que desperta: ela imediatamente quer comer, receber, ter; todo esse processo de absorver coisas que é importante para a consciência do corpo.

 Mas precisamos saber que também existe a consciência da alma, e que essas duas forças são conflitantes quando despertamos. Se a pessoa usa somente a consciência do corpo, seu desejo de receber somente para si mesma durante o dia todo, ela está recebendo muita Luz, muita energia, mas não faz restrição, não compartilha a energia que recebeu (compartilhar refere-se a tudo, amor, paciência, bens materiais, etc.).

 Ao longo do tempo a alma vai ficando cansada, aprisionada pelas energias negativas do corpo e já não consegue se desconectar do corpo para entrar nesta outra dimensão de energia e se reabastecer. Aí a pessoa pode dormir o quanto quiser e sempre estará cansada.

 Por isso, quando aprendemos a respeito do processo da vida e o compreendemos, entendemos que a Alma anseia pela "consciência de Luz", pois é somente lá que ela pode receber a Luz do Mundo Infinito.

 Devemos ter em mente quando acordamos e observamos o mundo: o que queremos fazer hoje? Esse livre arbítrio nos é oferecido toda manhã.



(adaptação de conteúdos de Rav P.S.Berg)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário