sábado, 3 de novembro de 2012

Pranayama Completo


*Pranayama Completo

Descrição da Prática do Exercício

Regra: Assimilar Prana usando a capacidade pulmonar completa, 100% e não a usual diafragmática que usa apenas 1/3 da capacidade pulmonar.

Objetivo: Carregar rapidamente o corpo etérico com Prana, para potencializar a Energia Vital no momento e as sensibilidades nervosas. Elimina fadigas e acelera resultados nos exercícios práticos de potencialização para despertar dons e faculdades naturais e superiores.

Técnica:

1.1 Inspirar o ar lentamente pelas narinas usando o diafragma e encher totalmente os pulmões, mentalizando Prana de cor rósea-violácea entrando com o ar, durante o maior tempo e intensidades naturalmente suportáveis.

1.2 Reter o ar nos pulmões o máximo possível,sem forçar, mentalizando Prana sendo absorvido pelos dutos ou nâdis internos se enchendo de vida e acumulando energia vital.

1.3 Expirar lentamente o ar dos pulmões, mentalizando o ar saindo desbotado, descolorido, pois Prana foi absorvido, até esvaziar completamente os pulmões.

Repetir o ciclo completo sete (7) vezes seguidamente, mínimo de quatro (4) vezes com menor Resultado global.


Fonte : Prof. Adhemar Ramos

*Pranayama Vitalizador


Este exercício respiratório pode ser realizado por qualquer pessoa e mais especificamente por aquelas que estejam em busca de mais vitalidade e/ou com a saúde desgastada, seja por motivos físicos ou mentais. Sua finalidade básica, como o seu próprio nome indica, é vitalizar ou então restabelecer a saúde e o organismo. Não tem contra-indicações.

Forma de realizá-lo corretamente:
Em pé, o corpo ereto voltado para o nascente do Sol. A cabeça na verticalidade da coluna, as pernas semi-abertas e os braços soltos ao longo do corpo.
1.Inspirar longa, tranquila e profundamente com a atenção voltada para o percurso do ar dentro do corpo, o que exige muita sensibilidade.
2.A seguir, reter, também com suavidade, o ar inspirado . Essa retenção jamais deverá ser forçada, mas sim ser feita de forma tranqüila e natural, não devendo nunca o praticante exceder os seus limites.
3.Expirar da mesma maneira, lenta e gradualmente, mas com controle e equilíbrio. Após essas três etapas, manter os pulmões vazios por alguns segundos e repetir o processo.

A prática deverá ser durante o dia e, preferencialmente, à luz do sol, respeitando os horário que vão de 11:00 horas e após às 15:00 horas.
Na medida do possível, e com o desenvolver das práticas, o tempo de duração de cada etapa deverá ser o mais prolongado possível, devendo-se iniciar com um período curto e prolongar o mesmo de acordo com a necessidade de cada um. Este exercício também pode ser realizado na posição sentada. Para obter-se resultado favorável, o mesmo deverá ser repetido um mínimo de vinte a trinta vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário