Iluminação ou Mukti - Sri Bhagavan
"Mukti poderia ser definida de várias
maneiras.
A definição geral que dou de Mukti é a libertação dos sentidos.
Somente este estado do Ser vive de fato.
A definição geral que dou de Mukti é a libertação dos sentidos.
Agora, quando você vê algo,
você não vê sem a interferência da mente.
Se você puder ver sem a interferência da mente, isso é Mukti.
Se você puder ver sem a interferência da mente, isso é Mukti.
Se puder ouvir sem a
interferência da mente, isso é Mukti. O mesmo se aplica ao olfato, tato,
inclusive ao próprio pensamento.
Mesmo o pensamento pode ser
observado sem a interferência do julgamento da mente. É possível observar os
pensamentos sem se envolver com eles.
O que acontece é que você
pensa que está pensando, mas de fato, é possível ver os pensamentos fluirem
independentes de você. Isso é a realidade física. De fato, podemos ver os
pensamentos.
Qualquer tipo de pensamento
pode chegar e sair de você, e você pode apenas observá-lo. Então, é este o
estado de Mukti. Quer dizer, a completa liberação dos sentidos do controle da
mente.
Somente este estado do Ser vive de fato.
Sempre que a mente tenha
controle, você não está vivendo.
Quando a mente não está no
controle, então você está vivendo.
É por isso que quando as
pessoas me perguntam qual é o propósito da vida? Minha resposta é: Se você
estivesse vivendo, você não me faria esta pergunta. O propósito da vida é
Viver.
O que significa isso? Viver
a vida dos sentidos. Os sentidos devem ser independentes e livres do julgo da
mente.
O que está acontecendo agora
com você, é que você não está experimentando a realidade. A realidade para você
é aquilo que flui pelos sentidos. Mas se ficar todo o tempo interpretando a
realidade, e qualquer informação que chega.. por exemplo você olha uma árvore e
interpreta é uma árvore grande, verde, de fruta, isto e aquilo... todo o tempo
há comentários são acrescidos pela mente; Quando você se senta para comer, está
preocupado com o trabalho, família, isto ou aquilo, ou comentas sobre a comida
mesmo, isso mostra que a comida não está sendo experimentada.
É por isso que tenho dito
que se experimentar a realidade tal como ela é, então somente aí a está
verdadeiramente experimentando. E verá que a criação inteira é perfeita, que a
maravilhosa, e que já estás no paraíso aqui mesmo. Que o que tens feito é
convertido este paraíso em um inferno.
É possível liberar os
sentidos das amarras dos pensamentos. O pensamento só é necessário quando se
necessita de outra forma. De outro modo, qual a necessidade que o pensamento
interfira na experiência em si? Nenhuma.
Por isso que, quando os
sentidos se libertam do controle dos pensamentos da mente, então dizemos que se
descobre a felicidade incondicional, amor incondicional e tão grande essa
felicidade que sentirá que estás conectado com todos. Você descobre o amor
verdadeiro.
Esta felicidade verdadeira e
o amor incondicionado não são coisas separadas, são uma e a mesma. E este é um
acontecimento natural. É isso que estamos "projetados" para ser. Isso é o que o
ser humano deveria experimentar todo o tempo.
Quando não experimentamos
isto, sua vida se torna miserável, e para escapar dessa miséria se criam vários
caminhos de fuga, pelos quais estão escapando todo o tempo de sua própria
miséria; e a miséria é por que não estão experimentando a realidade pura e
simplesmente, experimentando diretamente. Dai que recorrem as drogas, álcool,
sexo e outras fugas. Porque de outra forma sua vida se torna sem
sentido.
Então, a intenção desde
movimento é ajudar a experimentar a realidade tal como ela é, e quando ela
acontece, você descobre o amor incondicional, a alegria incondicional. Você se
sente conectado com tudo e todos, não se sente um indivíduo
separado.
Você já não vive para si
mesmo somente, porque te tornas o Todo, vives pelo bem da
humanidade.
Isto não é um conceito ou
algo mágico, esta é uma realidade do dia a dia.
Uma vez que te iluminas ou
te tornes Mukta,e milhões de pessoas já tem alcançado este estado, há inclusive
aqui algumas pessoas que estão nesse estado."
Sri Bhagavan
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