terça-feira, 23 de abril de 2013

FLORAIS & AROMAS




Os Florais de Bach tratam do estado de ânimo e do temperamento da pessoa, ao invés de tratar as doenças físicas. À medida que aumenta a vitalidade do paciente, surgem dentro dele os meios para sua recuperação. Os Florais de Bach são de ação benigna, não provocam dependência e podem ser usados por pessoas de todas as idades com absoluta segurança.

Pensamentos de Bach:
"A doença é o resultado do conflito entre a alma e a mente, e ela jamais será erradicada exceto por meio de esforços mentais e espirituais".
"Nossa saúde física depende do nosso modo de pensar, dos nossos sentimentos e emoções".
"As doenças reais e básicas no homem são certos defeitos como o orgulho, a crueldade, o ódio, o egoísmo, a ignorância, a instabilidade e a ambição... tais defeitos é que constituem a verdadeira doença..., e a continuidade desses defeitos, se persistirmos neles,... é o que ocasiona no corpo os efeitos prejudiciais que conhecemos como enfermidades".
"Os medicamentos devem atuar sobre as causas e não sobre os efeitos, corrigindo o desequilíbrio emocional no campo energético".

Os remédios florais do Dr. Bach, ou simplesmente Florais de Bach, foram desenvolvidos na década de 30, pelo médico inglês Edward Bach e, desde então, vêm ganhando popularidade crescente.

Os Florais de Bach são 38 essências extraídas de flores silvestres do País de Gales, na Grã Bretanha, Bach classificou as 38 essências em 7 grupos de estados emocionais:
** MEDO **
Rock Rose Mimulus
Medo ao extremo, terror e pânico. Emergências graves.
Medo e temores de coisas conhecidas, doenças, dor, escuro, pobreza. Acanhamento e timidez.
Cherry Plum Aspen
Descontrole mental, emocional ou físico. Medo de perder o controle e prejudicar os outros e a si mesmo.
Medo vago e indefinido, medo de desconhecimento, ansiedade, apreensão, maus pressentimentos e presságios.
Red Chestnut
Preocupação ou medo que aconteça algo ruim com seus entes queridos. Pensamentos desprotetor.

** INSEGURANÇA **
Cerato Scleranthus
Dúvida de suas decisões, precisa da confirmação dos outros. Não confia na sua voz interior, sua intuição.
Indecisão, hesitação entre duas opções, vacilante, desequilíbrio e oscilação de humor.
Gentian Gorse
Desanimado, facilmente desencorajado por uma causa, perdeu a fé.
Desâmino muito grande, perdeu a esperança, desistiu de lutar.
Hornbeam Wil Oat
Insegurança em relação à sua energia para realizar trabalhos e obrigações do dia a dia, mas tem energia para o lazer.
Incerteza e insatisfação na escolha de uma vocação ou de um caminho, não sabe a direção de sua vida, se sente como um "peixe fora d'água", sem rumo na vida, perdido.
** FALTA DE INTERESSE NO PRESENTE **
Clematis Honeysuckle
Sonhadores, vivem sonhando com o futuro. Idealiza muito mas tem dificuldades de concretizar suas idéias.
Nostalgia, vive preso às lembranças do passado, dos bons tempos. Saudades.
Wild Rose Olive
Apatia e resignação, não se esforça para melhorar, não luta por nada.
Exaustão, esgotamento físico e mental. Falta energia vital.
White Chestnut Mustard
Mente perturbada por pensamentos indesejados e persistentes.
Tristeza profunda, melancolia súbita sem explicação, tristeza e depressão que vai e e vem sem saber o porquê.
Chestnut Bud
Não aprende com as experiências, repete sempre os mesmos erros.

** SOLIDÃO **
Water Violet Impatiens
Sério, reservado, orgulhoso, distanciados dos demais, fechado, não interfere nos assuntos alheios. Sentimento de superioridade por isso fica só.
Impaciência e irritabilidade e tensão mental, rapidez no pensar em agir. Facilmente irritável, incapaz de aceitar colaboração do outro.


Heather

Centrado em si mesmo, precisa contar seus problemas a todos, detesta ficar só. Fica grudado nas pessoas, que tem dificuldade de se livrarem dele.

** HIPERSENSIBILIDADE A INFLUÊNCIAS E IDÉIAS **

Agrimony Centaury

Personalidade que tenta ocultar sua inquietação e preocupação por trás de uma aparência de tranquilidade e alegria. Não assume seus sentimentos.
Personalidade tipo capacho. Submete-se à vontade dos outros. Não sabe dizer não. Os outros aproveitam de sua boa vontade.

Walnut Holly
Dificuldade em se adaptar em períodos de transição como: puberdade, menopausa, divórcio. É um floral que ajuda a romper as situações que se deseja mudar apesar de achar muito difícil.
Injustiçado pela vida, sente raiva, ódio, vinga-se. Ciúmes, desconfiança, inveja.


** DESALENTO E DESESPERO **


Larch Pine


Sensação de inferioridade. Falta de confiança em si mesmo. Não valoriza a própria capacidade.
Sentimento de culpa, auto-reprovação por seus atos. Fica se culpando por tudo e culpa-se por erros alheios.
Elm Sweet Chestnut
Desespera pela sobrecarga de obrigações que a vida lhe impõe. Não sabe por onde começar.
Desespero profundo. Sensação de ter chegado ao limite do que pode suportar. Angústia extrema.
Star of Bethlehem Willow
Para situações traumáticas, tanto físicas como psíquicas, não importa se recentes ou antigas. Necessidade de ser consolado.
Amargura, ressentimento, rancor. Sente-se vítima do destino. Injustiçado pela vida.
Oak Crabapple


Lutador esgotado que, mesmo assim, não descansa. O dever acima de tudo. Dores devido a tensão intensa na nuca e nos ombros.
Para os que acham que a limpeza ocupa um lugar preponderante. Sente-se sujo, no corpo, mente, auto-condenação, vergonha de si mesmo, não gosta de sua aparência. Detalhista, tímido.
** PREOCUPAÇÃO EXCESSIVA COM OS OUTROS **
Chicory Vervain
Personalidade possessiva por medo de não ser amado. Sente que tem que participar de tudo. Crítico. Esperam que todos o levem em conta para tudo. Ofende-se com facilidade.
Quer convencer todos a suas próprias idéias, fanático e lutador. Tensão na parte superior do corpo.
Vine Beech
Dominador. Necessidade de ter poder, às vezes tirânico. Ambicioso, inflexível, caráter forte, impõe sua vontade.
Crítico, arrogante, intolerante. Acusa os outros mas não tem a capacidade de se colocar na posição do outro. Julga tudo e todos. Tensão localizada na mandíbula. Costuma ranger os dentes.
Rock Water
Rigidez moral, auto exigência muito grande, desejo de ser tomado como exemplo. Se nega, se reprime.
** RESCUE REMEDY **
É o floral do socorro, resgate. Em situações de sofrimento físico, emocional, mental. Usados em acidentes que envolvam ou não perda da consciência, um susto, más notícias, enfim situações que exigem providências imediatas.


1. QUEIMADURAS - O Rescue é muito importante para o trauma causado pelo calor. Bom para fazer compressas com água ou mesmo com soro fisiológico para hidratação da pele. E depois pode-se usar o creme Rescue para terminar a cicatrização, mantendo o Rescue por via oral durante vários dias.
2. AÇÃO CICATRIZANTE - Em cirurgias: é muito bom usar no pré-operatório, de 3 a 7 dias antes. E no pós-cirúrgico até terminar o processo, dependendo da cirurgia. Em fraturas ósseas: melhora o inchaço local e facilita o processo de calcificação óssea.

3. GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA - Na gravidez é uma das essências mais usadas para lidar com a ansiedade, enjôo, dar equilíbrio e limpar os medos. Para as mulheres que sofrem aborto espontâneo ou provocado. Nas cólicas menstruais, o Rescue sempre ajuda a melhorar a dor, inchaço e a retenção hídrica.

4. ODONTOLOGIA - Muito útil para o paciente que tem pânico de ir ao dentista, tomar na véspera e no dia. Durante a cirurgia, ir pingando Rescue "Stock" na boca para diminuir o sangramento e ajudar na cicatrização.

 
 
 
 
 
 
 



A Aromaterapia tem suas origens no uso de ervas para fins curativos, religiosos e estéticos. Civilizações como Egito, China e Índia usavam ervas para os mais diversos fins e de formas variadas.

O QUE É AROMATERAPIA?
Aromaterapia é a arte e a ciência de utilizar óleos essenciais para proporcionar bem estar físico, mental e emocional. É um tipo de terapia extremamente simples em seu uso, apesar de exigir conhecimento e cuidados por parte do usuário e principalmente do profissional da área de saúde ou estética pois, por serem altamente concentrados, os óleos essenciais devem ser usados diluídos ou em baixas concentrações, para evitar reações de sensibilização e irritações, entre outras. Também pode ser considerada democrática, uma vez que a Aromaterapia combina-se bem com os mais diversos tipos de tratamentos, sejam convencionais ou alternativos. Além de tudo isto, a Aromaterapia é prazerosa, mexe com nossas emoções, nossos sentimentos, nossa VIDA.

ÓLEOS ESSENCIAIS:
Pode-se dizer que eles são a "alma" da planta. Constituídos de substâncias aromáticas, têm a função, entre outras, de protegê-la contra seus inimigos naturais ou elementos prejudiciais existentes em seu habitat (bactérias, fungos, pragas). Obtidos de resinas, raízes, caules, folhas, flores, frutos, cascas ou outras partes dos vegetais, são extremamente voláteis e apresentam composição química complexa. Apesar do nome, nem todos os óleos essenciais têm consistência gordurosa mas, sim aquosa.

Segue abaixo o que cada óleo essencial traz de benefício:
Alecrim - Rosmarinus officinalis Bergamota - Citrus Bergamia
Há muito é considerado planta sagrada. Cresce naturalmente nos países mediterrâneos. É usado na culinária e como erva medicional. O óleo é refrescante, estimulante, e indicado para a memória, concentração, e para aliviar dores de cabeça e musculares. Também é excelente tônico para o couro cabeludo e problemas como queda de cabelo e caspa.
De origem italiana, o óleo de Bergamota é extraído pela prensagem de sua casca. É usado há séculos, e é considerado valioso para diminuir a ansiedade, depressão e tensão. Tem propriedades anti-sépticas. Seu aroma doce é ingrediente clássico das águas de colônia. Pode ser usado em banho e massagens.
Canela - Cinnamomum ceylarnicum Cedro - Cedrus atlantica
Uma das especiarias mais antigas que se tem notícia. Destilado da casca interna e das folhas. Ele tem um aroma forte, doce, temperado, e deve ser bem diluído antes do uso, pois pode causar irritações. As poderosas propriedades da Canela podem ser úteis para tonificar o sistema circulatório, respiratório e digestivo.
Muito usado nos templos do Tibete, o Cedro tem perfume suave de madeira e bálsamo. Proporcionar longevidade, curar calvície e eczemas são alguns dos benefícios deste óleo, que também é eficaz no tratamento de caspa, seborréia, acne, psoriase e dermatites.
Cipreste - Cupressus sempervirens Citronela - Cymbopogon nardus
É destilado das folhas e das pinhas. De aroma fresco este óleo é anti-séptico e antiespasmódico. Excelente adstringente, auxilia no tratamento de varizes, hemorróidas, sudorese excessiva, inclusive a dos pés, reduz cólicas menstruais e é tonificante do sistema nervoso.
Originário do Ceilão e sul da Índia, a Citronela é usada há séculos para tratar febre e doenças de pele. Grama perene, é utilizada também como ótimo repelente de insetos, seguro para saúde humana e animal. Pode ser usada também para desinfetar ambientes e como bactericida laboratorial.
Cravo - Eugenia Caryophyllata Eucalipto - Eucalyptus globulus
Seu óleo é obtido a partir da destilação dos botões das flores. Possui fortes efeitos estimulantes e propriedades analgésicas (ex: dores de dente). É anti-séptico e pode ser aplicado em aromatizadores. Pode causar irritações de pele, portanto deve ser sempre diluído e usado com cuidado e moderação quando aplicado sobre a pele.
Há séculos é usado como óleo medicinal. Destilado de folhas da árvore, o Eucalipto é um óleo quente, e emana aroma semelhante à cânfora. É muito usado em inalações para aliviar os sintomas da gripe, sinusite e tosse com muco. É também um poderoso anti-séptico, podendo ser utilizado para eliminar germes aéreos.
Gengibre - Cingiber officinale Gerânio - Pelargonium graveolens
Nativo da Ásia, o Gengibre é usado para aliviar dores reumáticas e baixar a febre. Por ser estimulante, o óleo é usado em banhos e massagens para aumentar a resistência a resfriados e gripes. Muito recomendado para distúrbios estomacais e digestivos. Alivia sintoma de flatulência e náusea.
Produzido a partir das folhas, o Gerânio tem perfume delicioso. Usado nos tratamentos para celulite e tensão pré-menstrual. Seu óleo regula a produção dos óleos da pele. É levemente anti-séptico e suavizador cutâneo. Pode ser usado em cortes, escoriações e eczemas. Regula a produção de hormônios, aliviando os efeitos da menopausa.
Hortelã Pimenta - Mentha piperita Laranja - Citrus Aurantium linne
Destilado das folhas secas da planta. A Hortelã é conhecida por suas propriedades descongestionantes, estimulantes e refrescantes. É usado no tratamento de diversos problemas digestivos como: náusea, indigestão e gases. Alivia os sintomas da enxaqueca.
Extraído da casca da laranja doce, tem perfume suave e refrescante. Ele é indicado no tratamento de problemas digestivos, como calmante e como auxiliar no combate a insônia.
Lavanda Lavandula officinalis Lemongrass - Cymbopogon citratus
Tem uma fragrância doce e familiar e é um dos óleos mais usados na aromaterapia. Ajuda a equilibrar o sistema nervoso, a aliviar dores de cabeça e a diminuir a insônia. Também é um excelente anti-séptico, cicatrizante e pode ser usado em queimaduras, feridas, picadas, dermatites e qualquer tipo de inflamação de pele.
Natural da Índia, é conhecido também como Capim-Limão e Capim-Cidreira. Tem o aroma forte do limão e de grama fresca. É poderosa bactericida e excelente auxiliar no tratamento de pele, acne e poros dilatados. Alivia enxaquecas. Ótimo se usado em escalda pés. É também bom repelente de insetos.
Limão Tahiti - Citrus limonum Patchouli - Pogostemon Patchouli
Extraído através da prensagem da casca da fruta madura. Tem aroma fresco e suave desta fruta. Altamente anti-séptico, tem efeito adstringente sobre a pele. Pode ser usado no tratamento de furúnculos, pele oleosa, herpes, picadas de insetos, problemas de fragilidade capilar, auxiliar no tratamento de problemas ligados à obesidade.
Muito cultivado na Indonésia, o Patchouli é destilado a partir de suas folhas. Seu aroma exótico lembra madeira seca. É famoso por suas propriedades afrodisíacas. Pode ser útil também no tratamento de pele oleosa, acneica e para atenuar cicatrizes. Ótimo fungicida, pode ser usado em picadas de inseto.
Tangerina - Citrus Reticulata Tea Tree - Melaleuca alternifolia
Conhecido desde a antiguidade, o óleo de Tangerina ajuda a prevenir estrias, é adstringente, combate a oleosidade da pele, é germicida, analgésico e antiespasmódico. Tem efeito calmante para o intestino. É também tônico e estimulante do estômago e fígado. É chamado de "remédio das crianças" por ter efeito suave.
Extraído das folhas da árvore. É um excelente germicida e fungicida, tendo inúmeras aplicações tais como: resfriados, gripes, herpes, pé de atleta, candidíase, verrugas e qualquer tipo de infecção cutânea.
Vetiver - Vetiveria cicanioides Ylang Ylang - Cananga odorata
Natural da Índia, o óleo de Vetiver é extraído das raízes. Proporciona relaxamento profundo, reduz a tensão e refresca. Muito usado pelos sábios chineses para umedecer as juntas e articulações. Ótimo para artrite, artrose, dores musculares. Ativa a circulação e a imunidade do corpo.
Destilado das flores frescas da árvore. Ele tem um cheiro de flores exóticas e efeito relaxante sobre o sistema nervoso. É tradicionalmente usado como afrodisíaco e no tratamento de pressão alta.
Os óleos essenciais e vegetais Phytoterápica não possuem nenhum tipo de aditivo químico ou conservantes, nem tampouco são sintetizados. Dessa forma, a Phytoterápica intenciona contribuir para a qualidade de vida daqueles que, por priorizarem o contato direto com a natureza, sejam estes constantemente favorecidos por ela.
* Em caso de queimaduras de sol:
Aplicar óleo vegetal de buriti com algumas gotas de lavanda. Provoca alívio imediato. O buriti atua também como protetor solar.
* Para cicatrização da pele:
Misture 1 ou 2 gotas de um dos seguintes óleos: eucalipto, gerânio, patchouli ou tea tree a um punhado de óleo vegetal de germe de trigo ou andiroba e aplique.
* Como anti-inflamatório:
Utilize óleo vegetal de copaíba com algumas gotas de patchouli.
* Picadas de inseto, aliviar dor e evitar alergia:
Aplique óleo essencial de lavanda direto na região ou misture 1 gota de óleo de bergamota + 1 gota de óleo de lavanda + 1 gota de copaíba na mão e aplique. Em caso de ferroada aplique 1 gota de lavanda e 1 de tea tree na região. Repita de hora em hora até cessar a irritação.
* Repelente de insetos:
Grande parte dos óleos essenciais repelem insetos. Algumas dicas são:
60ml de óleo vegetal de copaíba + 15 gotas de óleo essencial de citronela + 15 gotas de óleo essencial de lemongrass. Misture e utilize em todo o corpo.
60ml de óleo vegetal de andiroba + 10 gotas de cedro + 10 gotas de cipreste + 10 gotas de bergamota. Lavanda, patchouli e hortelã também são ótimos repelentes.
* Em caso de dores musculares e lombares:
Coloque um pouco de óleo vegetal de amêndoa doce na palma da mão e adicione 5 gotas de alecrim, faça massagem no local. Outra alternativa é colocar um punhado de óleo vegetal de andiroba junto à 5 gotas de vetiver e fazer massagem no local.
* Contra cãibras:
Coloque um pouco de óleo vegetal de andiroba na palma da mão e adicione 1 gota de óleo essencial de cipreste e 1 gota de bergamota. Espalhe e massageie na região afetada. Outra opção em substituição aos óleos essenciais podem ser: óleo de tangerina e óleo de gerânio.
* Em caso de dores articulares:
Adicione 5 gotas de óleo essencial de vetiver ao óleo vegetal de copaíba (um punhado na mão) e faça massagem nas articulações.
* Contra inchaços:
Misture 4 gotas de óleo essencial de eucalipto + gengibre a um óleo carreador, e espalhe na palma da mão. Massageie o local.
* Em caso de queimaduras, lesões e bolhas:
Aplique 1 ou 2 gotas de óleo essencial de lavanda sobre a região afetada. Obtém-se rápido resultado. Outra alternativa no caso de bolha e ulceração, pode ser o uso de eucalipto, gerânio ou tea tree, aplicando direto sobre o local.
* Para músculos cansados, tensos ou sobrecarregados:
Coloque 4 ou 5 gotas de óleo essencial de alecrim mais hortelã em um óleo carreador de sua preferência na palma da mão e espalhe, faça massagem no local. Outra opção é usar óleo vegetal de semente de uva e 5 gotas de ylang ylang, faça massagem na musculatura.
* Em caso de torção e contusão muscular:
Coloque 4 ou 5 gotas de óleo essencial de gengibre, junto com óleo vegetal de semente de uva na palma da mão e espalhe, faça massagem no local. Outras opções em substituição ao óleo de gengibre podem ser: alecrim, lavanda, gerânio ou a mistura destes.
* Em caso de cortes, feridas e machucados em geral:
Utilize óleo essencial de lavanda + tea tree (1 gota de cada) e aplique direto na região afetada. Outras opções são alecrim e gerânio. O tea tree é o mais indicado por ser um poderoso antisséptico, bactericida, antiinfeccioso e cicatrizante. Porém todos os óleos essenciais são antissépticos.
* Desodorante para os pés:
Coloque 1 ou 2 gotas de gerânio ou cipreste dentro do tênis. Contra suor nos pés coloque 1 gota de hortelã ou eucalipto. Outras opções podem ser: lavanda, patchouli e bergamota.
* Em caso de cansaço de viagem:
Utilize no banho algumas gotas de gerânio ou alecrim, ou massageie o corpo com um desses óleos junto à um óleo vegetal de sua preferência.
* Contra enjôos, vertigem e vômitos em viagem:
Adicione 1 gota de óleo de hortelã pimenta em um copo com água de 200ml. Misture e beba. Outra alternativa é o óleo de gengibre.
* Em caso de micose de unha e pé-de-atleta:
Aplique 2 ou 3 gotas de tea tree direto na região afetada. Outras alternativas cravo, patchouli e lavanda.
* Contra frieira:
Coloque 2 gotas de óleo essencial de eucalipto sobre o local. Outras opções podem ser: alecrim e gerânio. Em caso de coceira, aplique 2 gotas de óleo de lavanda.