quinta-feira, 4 de abril de 2013

PSICOTERAPIA HOLISTICA

O QUE É PSICOTERAPIA HOLÍSTICA?

Na Psicoterapia Holística leva-se em consideração para avaliação, diagnose e terapia tudo que possa influenciar o indivíduo na sua integridade de corpo, mente, alma e espírito. Colocamos uma especial atenção nas questões energéticas, espirituais e karmáticas, sem desconsiderar as áreas normalmente abordadas pela ortodoxia médica: psicopatologias clássicas e causas físicas.

Consideramos a Psicoterapia Holística pertencente ao grupo das Terapias Alternativas, se orientando em análise e ação terapêutica na natureza com os seus mecanismos de interdependência. Também é a natureza que nos dá o conceito positivo de saúde a ser alcançado, tendo como critério a paz, a felicidade e a construtividade, visando harmonia e equilíbrio com a natureza e os seus ciclos e com as formas sociais que vivemos.

Como instrumentos terapêuticos valem todos os recursos das terapias alternativas, as leis e os elementos da natureza, os astros, as plantas e seus extratos, a homeopatia, a terapia floral, as artes adivinhatórias como Tarô e I Ging, as disciplinas corporais acolchoadas filosoficamente, como o Yoga e o Tai Chi, e todas as modalidades de meditação.

Nos trabalhos bio-psico-energéticos, que é a especialidade deste autor, apoiamos-nos na ação da acupuntura, do transe cognitivo e auto-curador do próprio paciente e da mediunidade do terapeuta, para lidarmos e trabalharmos com os aspectos místicos da realidade do indivíduo.

Em casos de dúvida sobre diagnose e procedimento terapêutico, nos observamos a ética de "não prejudicar", não interferir indevidamente, como critério básico neste nosso mundo conturbado de valores heterogêneos. A máxima das Terapias Holísticas é: harmonia, saúde e felicidade para o maior número possível de pessoas, pelas vias naturais.

Buscamos a saúde psíquica e física pela reintegração do nosso ser com a natureza e com Deus. Compreendemos-nos a nos mesmos como uma unidade bio-psico-espiritual e é esta a plataforma da nossa abordagem. Antes de mudarmos os outros ou a sociedade, procuremos identificar o erro próprio ou o abuso do livre arbítrio.

A Terapia Holística é uma terapia não-conceitual, não defende ideologias ou correntes terapêuticas tendenciosas. Bem executada, em meditação, não deve refletir-se nela qualquer Ego, tendência ou convicção pessoal do terapeuta. Soluções, insights, melhoramentos e a cura surgem naturalmente durante o decorrer da terapia quando, aos poucos, a matriz, a Ordem do Universo, se instalam em quem estava doente ou perturbado.

A abordagem terapêutica é puramente técnica e visa a reação espontânea da pessoa como um conjunto bio-psíquico: o pulso do paciente indica os pontos de acupuntura a serem estimulados e o conteúdo das Vidas Passadas é fornecido pelo próprio Eu Superior. Os critérios de interpretação, avaliação e reformulação intelectual devem orientar-se na ética clássica e ecumênica humana, representada por todas as grandes religiões.

RECEBI ESTE DEPOIMENTO SOBRE A TERAPIA HOLISTICA /COM AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAR:

A TERAPIA HOLISTICA
Aos doze anos de idade, após a perda de minha avó materna apresentei um quadro de ansiedade. Muito embora filha de médico, mãe professora, “não havia motivo aparente” para eu desenvolver uma crise de ansiedade. Meu pai, do modo dele, dentro de seus conhecimentos, digo, medicina convencional, me “tratou”.

Passado alguns anos, mais precisamente aos dezessete anos, quando então estava me preparando para ingressar na Universidade apresentei nova crise de ansiedade, foi quando minha mãe procurou por um profissional da área da psiquiatria.

Por longos anos fiz terapia, sem necessitar de medicação. Não lembro especificamente quando comecei a fazer uso de antidepressivos e ansiolíticos, mas entendeu-se que seria necessário.

Eu ainda muito jovem tinha dentro de mim uma certa “revolta”, pois tinha que tomar medicação e o questionamento era constante: Será que é para me tirar os sintomas físicos (sufocação, sudorese, medos ...)? Meus questionamentos internos não estão sendo respondidos!

Várias foram as fugas para não frequentar mais um consultório psiquiátrico, mas volta e meia tinha que retornar.

 Sentindo que a terapia havia chegado num estágio que não evoluía, resolvi então procurar outro profissional, psiquiatra também, com quem fiz tratamento por alguns anos. Novamente abandonei a psicoterapia, mantendo apenas a medicação indicada.

Acredito que, os profissionais que até então me acompanharam foram de extrema importância, devo a eles todo o meu respeito.

Acontece que, havia “algo mais”, milhões de indagações sem respostas, pequenas crises, medos que delimitaram meu espaço urbano, minha vida.

Foi quando em 2009 ganhei um presente de minha irmã, um cruzeiro pela costa brasileira, onde eu ficaria embarcada por oito dias, teria que ir até a capital de ônibus e ainda para chegar a São Paulo, tomar um avião.

Bateu o desespero. E agora, como irei nessa viagem? Vou decepcionar minha irmã? Não sou capaz de pegar um ônibus intermunicipal, como irei nesse cruzeiro? Muita tensão! E o pior, minha mãe, avalizava esses pensamentos, chegando a externalizar que eu não iria e que minha irmã estava perdendo tempo e dinheiro no investimento.

Pois bem, uma querida amiga, em uma conversa me passou um cartão e me disse: Vai conhecer essa pessoa, ela é especial, é pequenina, mas consegue, com aquelas mãos, realizar um trabalho maravilhoso. Pensei comigo, vou lá, vou fazer massagem relaxante, pois me parece que ela trabalha com óleos essenciais, realiza um trabalho de aromaterapia( eu não sabia o que era isso) acho que vale a pena.

Foi quando conheci uma terapeuta holística! No inicio achava que iria ser uma viagem e eu, mais uma vez, indo contra tudo o que minha família acreditava, “me envolvendo em coisas estranhas”.

Não posso dizer que foi fácil entender o que era a tal TERAPIA HOLISTICA, pois vinha de uma realidade muito diferente, muito embora, sempre procurei entendimento e conforto espiritual.

Cheguei à frente da terapeuta e disse: Ganhei uma viagem de presente e não sei se conseguirei ir. Ela perguntou: quando será a viagem? Passei a data e ela me disse: Irás nessa viagem!

Emociono-me ao fazer esse depoimento, hoje irá fazer três anos que frequento a terapia e minha vida é outra!

Tenho um amor a esse tratamento, um respeito à terapeuta e ao trabalho por ela realizado, que são indescritíveis.

Custei um pouco em entender o uso dos florais, eu perguntava: Para que servem essas aguinhas? Era cômico, custei a engrenar!

Muito material me foi passado, mas resumido, pois logo a terapeuta sacou, se não me passasse as informações sintetizadas eu não teria paciência em ler.

Tudo o que a terapeuta se propunha a trabalhar, uso de óleos, cromoterapia, aromoterapia, progressão, florais, era muito conversado. Não posso negar, tive fugas também, me dei uma “certa alta” do tratamento, se é assim que se pode dizer, mas, hoje, afirmo com toda a convicção, houve um divisor de águas há 03 anos atrás, sendo a terapia holística essencial para meu bem viver!

Não se trata de dependência ao tratamento, mas sim, de bem estar, de equilíbrio entre corpo, mente, alma. Entendimento sobre a vida, sobre o ser humano como um todo, não somente como um corpo físico!

O equilíbrio para enfrentar as questões cotidianas, as já passadas e as que almejo para meu futuro, me fazem acreditar que a terapia holística em minha vida é essencial!

Não posso deixar de dizer o quanto é importante realizar a terapia com um profissional comprometido com o trabalho por ele realizado.

Não estou jogando confetes, mas a seriedade, o respeito e a dedicação da minha terapeuta, o profissionalismo dela, o amor pelo trabalho realizado, a entrega em seguir o tratamento com a pessoa que a procura, são essenciais e nesse momento, com os olhos marejados, encerro com uma frase que para mim é tudo.

É PRECISO TER CORAGEM PARA ENFRENTAR AS FORTES DORES DA AUTODESCOBERTA...

Com a terapia holística, afirmo que TENHO CORAGEM!

 

Pelotas, 01 de maio de 2013

 

Marta Mancini

Nenhum comentário:

Postar um comentário