sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Oleo de Coco e a Imunidade


Óleo Vegetal de Palmiste e suas propriedades


O palmiste é um óleo obtido do caroço do dendê, que diferente do óleo obtido da prensagem do fruto, possui coloração transparente e se caracteriza por não ter cheiro. A vantagem deste produto é que ele possui uma textura muito similar ao óleo de babaçu, teores iguais de ácido láurico e não apresenta o cheiro que o babaçu eventualmente traz, mesmo sendo refinado.

Nosso óleo de palmiste pode ser empregado na culinária, não deixando cheiro ou gosto forte nos alimentos. Também é uma excelente alternativa em substituição ao óleo de babaçu e ao óleo de coco da praia para uso na massagem e com finalidades terapêuticas.

Na verdade, o palmiste e o babaçu são espécies de cocos da mesma família que o coco comum de praia do qual se toma a sua água. A vantagem existente no uso do palmiste e do babaçu é o seu custo barato e mais acessível ao consumidor que o óleo de coco da praia, que pode chegar a custar três vezes o seu valor. As propriedades são as mesmas, não fazendo muita diferença o uso de qualquer um dos três para as mesmas finalidades, sejam estas culinárias, terapêuticas ou cosméticas.

O grande destaque destes três óleos é a concentração elevada de ácido láurico. Este é um componente importante do leite materno humano, para o fortalecimento imunológico do bebê. Pesquisas científicas demonstram que o ácido láurico possui a capacidade de aumentar o sistema imunológico pela ativação da liberação de uma substância chamada interleucina 2 (Wallace, F A et al.), que faz a medula óssea fabricar mais células brancas de defesa (isso é muito bom para quem tem imunidade baixa). Além disso, o óleo destes três cocos age como anti-inflamatório pela inibição da síntese local de prostaglandinas (PGE2) e interleucina 6 que são substâncias pró-inflamatórias presentes em quadros reumáticos, artrites e inflamações musculares. Outros estudos validaram também uma potencial atividade antiviral e antibacteriana desta substância (Issacs, C.E. et al. & Kabara J.J. et al.).

O uso do coco babaçu, palmiste e coco da praia como veículos carreadores para massagem, ou em bases de cremes são uma excelente alternativa que apresenta as vantagens de:


1. Não rançar facilmente, mesmo em contato com água em bases de cremes e possuir alta durabilidade.

2. Penetrar com extrema rapidez pelos poros da pele, facilitando a entrada de óleos essenciais e outros bio-ativos.

3. Ao penetrar no corpo agir como imunomodulador, contribuído assim para o fortalecimento da imunidade e equilíbrio de quadros inflamatórios.

Quando o ácido láurico chega aos nossos intestinos ele é quebrado pela enzima lípase e se transforma em monolaurina. A monolaurina é absorvida pelos intestinos e vai ao sangue. O reconhecimento da atividade antimicrobiana da monolaurina tem sido registrado desde 1966. O trabalho embrionário pode ser creditado a Jon Kabara. Essa pesquisa anterior foi direcionada para os efeitos virucidais por causa dos possíveis problemas relacionados com a preservação de alimentos. Alguns dos antigos trabalhos de Hierholzer e Kabara (1982), que mostravam os efeitos virucidais da monolaurina sobre vírus envolvidos em RNA e DNA, foram elaborados em conjunto com o Centro de Controle de Doenças do Serviço Publico de Saúde Americano, com protótipos selecionados ou reconhecidos como envolvidos em membranas de lipídios de grande rigidez.

A monolaurina, cujo precursor é o ácido láurico, destrói a membrana de lipídios que envolve o vírus bem como torna inativas bactérias, leveduras e fungos.

Dos ácidos graxos saturados, o ácido láurico tem uma atividade antiviral maior do que os ácidos caprilico (C10) e miristico (C14). A ação atribuída a monolaurina é a de que ela solubiliza os lipídios contidos no envoltório do vírus, causando a destruição desse envoltório.



É importante destacar que o acido láurico faz o óleo endurecer em temperaturas inferiores a 23º graus, podendo assim em dias muito frios isso ocorrer com o óleo. Para fazer a gordura voltar ao estado líquido, basta deixar a embalagem do óleo no sol da manhã ou aquecer em banho-maria, que a gordura volta ao seu estado natural liquida. Você também pode apertar a garrafa levemente até que a gordura saia e derreter com o calor de suas mãos.


Os óleos de cocos naturais são também uma excelente alternativa para uso na alimentação. Estudos científicos mais recentes demonstraram que os óleos destes três cocos não aumentam os níveis de colesterol como se pensava (Enig, M. & Hostmark et al & Kaunitz e Dayrit & Awad). As pesquisas antigas que mostravam o contrário haviam sido feitas com óleo de coco parcialmente hidrogenado. Nenhum de nossos óleos passa por processo de hidrogenação, que pode dar origem à formação de gordura trans, que aumenta os níveis de colesterol e favorece o surgimento de câncer. Além disso, os óleos de coco têm se tornado muito conhecidos internacionalmente em dietas de emagrecimento de baixa caloria, pois são o único tipo de gordura que ao serem metabolizadas pelo corpo, não são estocadas na forma de tecido adiposo (St-Onge, M.P. et al. & Van Wymelbeke, V., et al.). Podem ser usados na culinária em substituição aos tradicionais óleos empregados na cozinha.


Tabela comparativa dos óleos de cocos e seus teores de ácido láurico.


Composição de Ácidos Graxos
Óleo de Palmiste
Óleo de Babaçu
Óleo de coco da praia
Ácido Caprílico (C 8:0)
2. 5
4.5
6.09
Ácido Cáprico (C 10:0)
4.2
6.0
5.8
Ácido Láurico (C 12:0)
47.7
46.0
49.16
Ácido Mirístico (C 14:0)
16.2
16.50
19.42
Ácido Palmítico (C 16:0)
9.2
6.0
9.12
Ácido Esteárico (C 18:0)
2.1
3.0
3.3
Ácido Oleico (C 18:1)
15.4
12.50
5.87
Ácido Linoleico (C 18:2)
1.4
2.0
0.86
Ácido Araquidico (C 20:0)
0.3
0.1
0.1


Obs.: Estas porcentagens podem variar de acordo com a época do ano que o produto foi obtido e procedência. Contudo são variações pequenas que caracterizam teores de ácido láurico, por exemplo, sempre bem parecidos. A média de ácido láurico nos três óleos varia de 42 a 50%.


A LASZLO é a única empresa no Brasil que há mais de cinco anos comercializa todos os seus óleos de massagem compostos com óleo de babaçu ou palmiste. Isto diferencia seus produtos, que agregam propriedades benéficas ao sistema imunológico e excelente estabilidade contra oxidação.
 
                                                            Fabian Laszlo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário