“Todos os seres humanos têm um espaço interior que é preenchido com virtude. Para alguns o espaço pode ser pequeno, para outros existe um palácio negligenciado em algum lugar dentro de si. No começo da vida o espaço está intacto, cheio de luz. Mas ao permitir que o santuário seja invadido, algo é perdido. Pode ser somente um declive na integridade, algo vai embora. Pureza significa um retorno às qualidades originais de um ser completo”.
“Corrupção, poluição, adulteração. Essas palavras são comuns no panorama atual. A impureza ganha status e a alma, sem perceber, se afasta de sua autenticidade. Artifícios são criados para maquiar o que já foi belo, mas o valor está naquilo que é original. Resgatar a beleza perdida é tarefa da pureza - a fundação da virtude. Poder e fruição são gerados ao cultivá-la. A pureza não se deixa poluir, ela opta pelo sagrado, mesmo que esteja cercada de falsidade”.
“Coragem é dar um passo em direção a uma área de dificuldade sem uma solução em mente, mas ainda sentindo que a vitória está adiante. É dizer o que você acredita, sem diluir, sem desejar aprovação, sabendo que um pensamento profundamente conectado com o ideal é forte o suficiente para resistir à oposição. Coragem é poder.”
“Para nadar no oceano preciso, antes de tudo, ultrapassar a zona de arrebentação. Ondas grandes e pequenas vêm ao meu encontro, criando resistência no avançar. Situações tensas, pensamentos negativos, relacionamentos competitivos, vêm para reduzir minha força e coragem. Mas com bravura sou capaz de vencer a zona de conflito e chegar às águas tranquilas para o mergulho desejado. E lá no fundo do oceano encontro, uma a uma, as pérolas preciosas: as virtudes que me tornam singular.”
Humildade é a base para fazer as coisas acontecerem. Como não há expectativa de ser brilhante a realização vem mais naturalmente, não ameaçada pelo que será dito ou pensado pelos outros. A humildade é diferente do ego, não precisa de elogio para se manter altiva. Por estar distante da subserviência alcança a grandeza. Ela revela nada mais do que a sua verdade.
Humildade é pouco valorizada hoje em dia, talvez por ser pouco entendida. Ela não é passiva nem conivente. Não significa deixar ser pisado pelos outros. Humildade é realeza. Ela é a mãe de todas as virtudes, fruto silencioso do conhecimento vivido. Mesmo que tenhamos todas as outras virtudes, se nos falta humildade seremos arrogantes de nossas virtudes. Humildade é a fundação para construir uma vida de equilíbrio, um mundo de unidade.
* Extraído do livro "A Paz de Todo Dia "
* Extraído do livro "As Virtudes Divinas”
Nenhum comentário:
Postar um comentário