sexta-feira, 15 de abril de 2016

PESOS & MEDIDAS

Falando sobre "egoísmo"... A VIDA É UMA BALANÇA ONDE CADA UM PESA SEU LADO...

Fundamentalmente, o egoísmo, é o sentimento do interesse pessoal, que alheio aos interesses dos outros, só a sua satisfação conta. Proveniente do instinto, pode ser astuto e sagaz, mas nunca inteligente.
Como a Evolução ainda não foi suficiente para superar o instinto, o egoísmo tende acrescer com a civilização, que o excita de tal forma, que quanto maior for, mais hediondo é o seu efeito.
"De todas as imperfeições humanas, o egoísmo é a mais difícil de desenraizar, porque deriva da matéria, influência de que o homem, ainda muito próximo da sua origem, não pode libertar-se e para cuja manutenção tudo concorre à sua volta."Fenelon
O egoísmo é a fonte de todos os vícios, como a caridade é de todas as virtudes.Egoísmo não é viver à nossa maneira, mas desejar que os outros vivam como nós queremos.Oscar Wilde.
 
Destruir um e desenvolver a outra, deveria ser o alvo de todos os esforços do homem, mas tarefa impossível, quando só o egoísmo o norteia e ignora por completo o significado da outra.O egoísmo corrói a sociedade, é como uma doença contagiosa, de que poucos se livram do contágio. Perante o egoísmo dos outros, por vezes, a sua única defesa é ser egoísta também, acabando por ser o egoísmo a nortear, maioritariamente, as relações entre os homens.
O homem desejar ser feliz, é uma legítima pretensão, só que o seu conceito de felicidade, reside na satisfação dos seus desejos, em que uma voraz pretensão, o torna insaciável. Ainda um não está satisfeito, já outro se perfila no horizonte.
Se a obsessão pela satisfação dos desejos, motiva o aparecimento da cupidez, da inveja, do ciúme e do ódio, o predomínio do instinto, guia o seu comportamento e, a sua razão e discernimento, forjam-lhe um caráter baseado nas mais fortes sensações.
Lentamente, o ego, passou a ser o elemento básico para a sobrevivência da sua consciência de ser, exteriorizando-se na personalidade onde o orgulho e a arrogância são as suas características.
"Enquanto nos demoramos nas teias da animalidade, costumamos centralizar a vida na concha do egoísmo. "Kant
Sendo o egoísmo, o fundamento do comportamento humano, é difícil conseguir desalojá-lo, contudo, à medida que o homem se abre à espiritualidade, menos valor têm as coisas materiais e, a verdadeira felicidade vem ao encontro dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário