quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

AUTOCONFIANÇA/O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano. Isaac Newton

A GOTA DE CHUVA E O OCEANO

Às vezes, uma gota de chuva morre de medo ao cair no oceano. O mar é gigantesco e ela sabe que ele ira engoli-la. Todavia, segundos após cair sobre o mar a gota de chuva percebe que deixou de ser uma gota e passou a ser o próprio oceano; um oceano gigantesco em águas. Para isso, não foi preciso nada mais do que ousadia... a ousadia que querer jogar-se ao mar. Portanto... ouse sempre, sempre, sempre. Ouse tudo e não tenha medo de nada.

Ideias para fortalecer a autoconfiança, valorizando as próprias potencialidades para se tornar uma pessoa mais ativa e feliz!

Todo mundo passa por fases em que sente maior insegurança, mas é importante não se deixar levar pelo desânimo e lutar desde o início contra esse tipo de sentimento. Mas existem pessoas que estão sempre com a sensação de estarem em perigo, ou mesmo desprotegidas de tudo. O grande problema é quando não conseguem se realizar, pois não se sentem capazes. Se você é uma dessas pessoas e se sente prejudicada pela própria insegurança observe as ideias abaixo:
1- Faça uma auto-análise: É importante descobrir a origem desse sentimento de incapacidade e falta de segurança. Talvez tenha acontecido, na infância ou adolescência, algo que tenha feito você se sentir diminuído ou rejeitado. Identificar isso pode ajudar na superação, afinal você tomará consciência que é coisa do passado.

2- Reflita sobre a sua autoimagem: Como você se sente em relação a você mesmo? Insegurança tem muito a ver com o conceito que a pessoa faz de si mesma, de sua autoimagem tanto física, quanto psicológica.

3- Reverta a situação: Pense no que você poderia estar fazendo para ser uma pessoa mais confiante; leituras, cursos, especializações... Enfim, procure atualizar-se e melhorar seu conhecimento. Encontre maneiras de sentir que você tem capacidade e pode realizar o que deseja.

4- Cuide da sua autoestima: A autoconfiança tem tudo a ver com o valor que você se dá; invista nisso. Tenha carinho pela pessoa que você é, respeite seus limites, mas busque sempre ultrapassá-los. Não se permita a autodepreciação e aja de acordo com as suas convicções.

5- Não busque aprovação alheia: Não é possível viver pensando no que os outros irão dizer ou como vão lhe julgar; isso limita você. Faça o melhor que puder, esforce-se, mas não espere que outras pessoas reconheçam isso. O importante é o seu próprio reconhecimento.

6- Cultive pensamentos positivos: Valorize as coisas positivas da vida não alimentando ideias obscuras. Veja o mundo com as lentes da tolerância e compaixão. Afaste pensamentos desmotivadores.

7- Conviva com seus afetos: É muito importante não se isolar e é imprescindível conviver com quem se ama. Sinta esse prazer, permita-se abrir seu coração. Seus afetos não podem lhe magoar se você prioriza as qualidades deles; releve atitudes simples, tente não exigir tanto deles.

8- Não se omita: Manifeste suas opiniões e vontades. Você vive em uma sociedade e certamente pode acrescentar muito à ela. Valorize suas potencialidades e as aplique.

9- Cuide se suas carências: Não espere que outra pessoa satisfaça você. Busque isso em você mesmo. Complete-se com o seu potencial de amor e então dirija-o aos seus afetos.

10- Aprenda com os seus erros: Seja complacente com você mesmo, ninguém acerta sempre. O importante é usar os enganos como degraus e crescer através desse aprendizado.

11- Ria de você mesmo: Não se pode levar tudo tão a sério. É possível ser mais feliz levando problemas e dificuldade com bom humor.

12- Procure apoio : Nem sempre é possível conseguir autoconfiança sem apoio psicológico. Se esse for o seu caso não tarde em fazer o que for preciso para sentir-se mais seguro e feliz.

Lembrando o Dalai Lama: "Determinação coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso". Faça isso a favor de você mesmo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário