segunda-feira, 20 de abril de 2015

QUESTIONAMENTOS...

Dica:
Quer saber se você está feliz com você mesmo ou não? O quanto você está carregando culpas, medos, tristezas, o quanto você se gosta? Faça uma lista, aliás duas listas, em uma você coloca as situações onde você gostou de você mesmo, as habituações onde você se percebeu como uma pessoa legal e realizada, e ao lado, outra lista contendo as situações onde você não gostou de você mesmo, onde você não se sentiu feliz, onde você percebeu que tem algo pra ser melhorado.
Metáfora:
Certo dia um bezerro teve que atravessar o bosque para voltar. Sendo um animal irracional deixou uma trilha muito tortuosa, cheia de curvas subindo e descendo colinas. No dia seguinte um cão que passou por ali usou a mesma trilha. Depois foi um carneiro e depois um rebanho que usou a mesma trilha torta. Mais tarde foram os homens que começaram a usar o mesmo caminho estranho, viravam a esquerda, á direita subia e descia, eles reclamavam , mas não faziam nada pra mudar a situação. Depois de tanto uso ela acabou virando uma estradinha. Mas uma estradinha onde as pessoas levavam três horas numa viagem que bem que podia ser feita em uma. O lugar progrediu e a estradinha acabou virando a rua principal de um vilarejo. E depois a avenida principal de uma cidade. E logo passou a transitar nessa avenida milhares de pessoas por dia, no mesmo caminho torto que um dia foi aberto por um bezerro. Seguir o caminho aberto pelos outros é muito mais fácil do que descobrir trilhas mais lógicas e racionais. E talvez por isso que as pessoas continuam seguindo o mesmo que lhe foi sempre ensinado. A pessoa que está tentando deixar de seguir o que deu certo para o outro acaba sentindo culpa, o que é bom para o outro não necessariamente será bom para você, cada um tem que elaborar as suas referencias. Seja você mesmo, saiba o que é bom para você.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Rumos & Direções

Aprender caminhar sozinho importante

Como é difícil tomarmos decisões ou assumirmos posicionamentos em nossas vidas”

Qualquer crise que nos tire do caminho que percorremos, ou que pensamos ter que percorrer, já nos causa tremenda angústia. Entramos em conflito e, em alguns casos, preferimos ignorar o assunto e continuar andando, sem prestar muita atenção ao que nos incomoda, simplesmente convivendo com o fato, sem questionar.

Fomos condicionados a conviver com idéias e fatos que nos foram impostos na vida, já mastigados. Assim, simplesmente aceitamos, todas as imposições, toda a anulação, sofrimento, como seres castrados do pensamento, da razão e do bom senso.

E o que acontece quando temos que "andar com as próprias pernas", quando temos que enfrentar os nossos próprios problemas, raciocinar, questionar e ir a busca de nossas próprias verdades? Simplesmente fugimos, nos acomodamos...

Deixar o comodismo de lado, levantarmos contra imposições, sairmos em busca de respostas próprias, às vezes é muito difícil.

Mas se nos dispusermos a encontrar a força e coragem necessária para um novo renascer dentro de nós mesmos irá ser surpreendido a descobrir um mundo novo.

Seremos capazes de enfrentar sem medo um mundo onde teremos a liberdade de tirar nossas próprias conclusões, de encontrar nossas próprias verdades, trilhar nossos próprios caminhos sem estar impulsionado pelo medo, pela insegurança, mas sim tendo dentro de nós a certeza de que somos seres dignos de viver dentro de nossa própria capacidade, rompendo limites e indo ao encontro do amor e da paz que tanto ansiamos.

Aprender caminhar sozinho é importante. Será normal e compreensível se tropeçar sobre os seus próprios passos. O importante é prosseguir não desanimando nunca, não se importando quantas vezes tenham que cair e levantar.