domingo, 23 de março de 2014

Que o desejo de seguir seja maior que o medo de errar...

... durante minha vida inteira vou mudar meus pensamentos, vou falar coisas que eu mesma vou me surpreender depois, vou chorar por coisas pequenas , vou gritar de alegria, vou rir de nervosa, vou dormir vendo filme, vou comer mais por ansiedade e perder o apetite quando estiver apaixonada, ficar ofegante enquanto espero um telefonema, tomar uma garrafa de vinho quando estiver em tua companhia, vou cochilar no sofá depois de ouvir minha música preferida no rádio, farei teu jantar preferido e demonstrar meu amor, vou sorrir pra não chorar, vou pedir teu abraço, vou roubar um beijo, dizer sempre o que estou sentindo, e sentir sempre da maneira mais pura, vou vigiar, vou ter cuidados , sentir ciúmes, abraçar forte, fingir que não notei quando você fizer alguma coisa errada pra que não fique constrangido, mas com o tempo conseguir te ajudar com isso, que quando erre não fique sem jeito, mas que seja um motivo a mais para outra boa conversa entre nós. Vou fazer loucuras, vou esquecer da última briga, vou ligar para saber se estás bem , vou fazer surpresas, vou ficar sozinha por um tempo, vou  dizer “eu te amo” , mas... vou acordar de bom humor, vou abrir as cortinas e receber o sol, colocar uma roupa linda, vou olhar pro espelho, e ver meu sorriso, ver o brilho nos meus olhos, vou sair sem rumo e no meio do caminho ter a grande idéia de tomar café com você.
Vou tentar ser feliz mais uma vez...vou jurar que dessa vez não erro mais, mesmo sabendo que isso é impossível, vou então tentar ser feliz, te fazer feliz...
Vou acreditar no amor, vou confiar no destino ...vou viver!!!Vou te amar...

sábado, 22 de março de 2014

Tenha certeza que os tropeços serão os ensinamentos que receberás para saberes a necessidade de estar de pé...


A escada da vida tem degraus infinitos. Cada passo dado é um ato de realização.
"INSISTÊNCIA é o nome da dona que lhe dará tudo que você pretender na vida. "

Afinal... 
Você é o que é através do seu pensamento e ação.



quarta-feira, 19 de março de 2014

Descobertas...




E quando você achar que me perdi no caminho será justo quando você saiu fora do seu...

A maturidade emocional é um processo contínuo que reflete a capacidade de conhecer e administrar suas emoções e compreender o estado emocional dos outros.
Ela requer do indivíduo ser adulto, ver as coisas realmente como elas são, sem medos, fantasias, preconceitos, dependências ou co- dependências, raivas, frustrações, ciúme etc.
Ser maduro não é fácil, exige a superação de hábitos e crenças muitas vezes firmemente arraigadas, para olhar a vida por prismas diferentes.
Para conquistar a Maturidade Emocional é necessário:
- Ser responsável por si mesmo e não culpar alguém pelos erros cometidos
- Não usar desculpas para os fracassos que venha a obter
- Agir isento de emoções e preconceitos
- Aceitar o inevitável
- Automotivação e Bom humor
- Autoconhecimento
- Auto-estima
- Ser cooperativo
- Compartilhar
- Lidar bem com as críticas
- Ser independente
- Empático e sensível às necessidades dos outros.
As competências emocionais são aprendidas e aperfeiçoadas com os relacionamentos.
A maturidade emocional nos proporciona felicidade, paz interior e sabedoria.
Exercê-la exige uma atitude consciente, apoiada no sincero desejo de transformação. Hoje ser melhor que ontem e amanhã melhor que hoje; ser sempre melhor a cada dia, portanto, a busca da maturidade emocional é interminável, mas o que importa é que dia a dia se possa dar um passo rumo à esse objetivo.
Comecemos agora e continuemos todos os dias, sem nos determos nos obstáculos. Nenhuma grande ascensão se deu sem falhas e quedas e essas devem ser vistas como experiências que nos ajudarão a evitar repetições no futuro.

terça-feira, 18 de março de 2014

Destinos...











O que é o destino? Uma vontade, Uma ordem, Um sonho... Destino é algo sem escolha? Não sabemos o que é. Não sentimos sua presença. Destino é o nome de uma história que precisamos ler até o último capítulo para entendê-la. Destino é uma imaginação do futuro. Uma criação da vida. Nos escolhemos nosso destino... Se permitirmos viver um destino sem querer estaremos nos rendendo as armadilhas do mundo fazendo parte de uma história que não nos traz felicidade. Destino é a nossa coragem de lutar por um ideal; Coragem de ser feliz. Nos escolhemos se queremos Viver o calor de uma linda tarde, ou o frio de uma tempestade na madrugada... Destino simplesmente é a Nossa busca pela Verdadeira felicidade.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Você se torna sábio quando passa a conhecer a si mesmo ,só assim estará sempre acima de qualquer falsidade como o óleo sobre a água...


Se a vida é a soma de nossas escolhas...

... acabamos sempre por adquirir o rosto das nossas verdades.
 E a verdade nem sempre esta em uma calçada tranquila ,por vezes é necessário atravessar a rua e seguir contramão até que a leveza de simplesmente existir nos diga :
Este é teu caminho...siga somente siga.
Ainda lembro de nossas primeiras verdades...

EU :   
Era uma vez ...
Assim começa nossa história...
Te Amo 


VOCÊ : 
 Parabéns pela coragem de fazer uma declaração publica dos teus sentimentos.farei a minha também...sou um homem muito feliz,tenho uma mulher maravilhosa,linda e feliz.te amo muito,espero passar o resto de minha vida com voce.

O TEMPO PASSOU...

Descobertas...

Destinos..
Você passa ser feliz quando...
entre caminhos...
... percebe quanto é necessário um momento especial para reconhecer as diferenças entre você...
... e os outros.
Se chama Aceitação .
E entre trilhos solitários entende que os desencontros acontecem para encontros futuros onde a alma falara mais alto que a razão ...é quando finalmente você solta seu maior sorriso e seu mais profundo olhar..
 
Hoje entendo a musica encontros e despedidas de uma forma simples... Na vida você se despede de ilusões para encontrar sonhos...


ASSIM ...
  Repousando no Jardim de tua Alma ...aguardo por você para percorrer nossa jornada...
                                             

                                                                     Claudia Alice.....
                                                                                               .........simplesmente Yasmin.





.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Deixe acontecer...





Um dos maiores desafios para o ser humano é aprender a deixar a vida acontecer, confiando simplesmente na magia da existência e tendo a certeza de que ela lhe trará tudo o que necessita para ser feliz.
Sentir-se integrado de modo absoluto com o Universo, ainda é um privilégio que poucos experimentam, mas pode se tornar acessível a qualquer um que se disponha a mudar a maneira pela qual se relaciona com as leis da natureza.

Quanto mais tentamos forçar os acontecimentos e aumentamos nosso nível de ansiedade para alcançar algo muito desejado, mais frustração experimentamos. Plantar as sementes e esperar pacientemente que as condições favoráveis para o seu florescimento se desenvolvam, exige uma dose de paciência que nem todos se dispõem a cultivar.
Enquanto não aprendemos que o relaxamento e a aceitação constituem o caminho mais eficaz para o fluir harmonioso de tudo o que almejamos, prosseguiremos a cultivar o medo, a insegurança e o pessimismo em relação à conquista de nossos sonhos.

Acreditar plenamente em nossa própria capacidade é a melhor maneira de obter sempre os melhores resultados em tudo o que realizamos, desde as tarefas mais corriqueiras, até as mais desafiadoras.

O importante é não permitir que cada nova conquista que buscamos, se transforme numa questão de vida ou morte, pois esta postura interior é o principal obstáculo para o alcance de qualquer meta.

...fique claramente consciente da diferença entre 'consequência' e 'resultado'. Um resultado é conscientemente desejado; uma consequência é um subproduto. Por exemplo: se eu digo a você que se você brincar a felicidade será a consequência, você vai tentar por um resultado. Você vai e brinca e você fica esperando pelo resultado da felicidade. Mas eu lhe disse que ela será a consequência, não o resultado.

A consequência significa que se você está realmente na brincadeira, a felicidade acontecerá. Se você constantemente pensa na felicidade, então, ela tem de ser um resultado; ela nunca acontecerá. Um resultado vem de um esforço consciente; uma consequência é apenas um subproduto. Se você estiver brincando intensamente, você estará feliz. Mas a própria expectativa, o anseio consciente pela felicidade, não lhe permitirá brincar intensamente. A ânsia pelo resultado se tornará a barreira e você não será feliz.

A felicidade não é um resultado, é uma consequência. Se eu lhe digo que se você amar, você será feliz, a felicidade será uma consequência, não um resultado. Se você pensa que, porque você quer ser feliz, você deve amar, nada resultará disso. A coisa toda será falsificada, porque a pessoa não pode amar por algum resultado. O amor acontece! Não há motivação por detrás dele.

Se há motivação, não é amor. Pode ser qualquer outra coisa. Se eu estou motivado e penso que, porque desejo a felicidade, vou amá-lo, esse amor será falso. E como ele será falso, a felicidade não resultará dele. Ela não virá; é impossível. Mas se eu o amo sem qualquer motivação, a felicidade segue como uma sombra.

O tantra diz: “ aceitação será seguida por transformação, mas não faça da aceitação uma técnica para a transformação. Ela não é. Não anseie por transformação - somente então a transformação acontece. Se você a deseja, seu próprio desejo é o obstáculo.”

quinta-feira, 13 de março de 2014

Respiração


:
A maneira como respiramos e sentimos a vida tem relação direta com a maneira como nos posicionamos perante o mundo e a vida e isto define todas as nossas perspectivas, relações e experiências e ecoa por nossa história pessoal e coletiva.
A respiração é o compasso da vida...
respire conscientemente pois nada mais se pode fazer
antes disso
nada mais haverá a fazer
depois disto, senão viver...

Dopamina & Prazer

A dopamina é um neurotransmissor e tem um papel fundamental no controlo das funções mentais e motoras, como a regulação da atenção, do estado de ânimo, a memória, a aprendizagem e o movimento. Quando os níveis normais de dopamina estão presentes, uma pessoa pode sentir prazer, apego, amor, altruísmo, e é possível a integração de pensamentos e sentimentos. Recompensas de sexo, dinheiro, comida e trabalho motivam os humanos, mas quando a dopamina é baixa, são menos propensos a experimentarem a felicidade de alguns destes "prêmios". Os níveis baixos de dopamina resultam na falta de prazer e remorsos, incapacidade de sentir amor e apego, e uma diminuição da memória, atenção, concentração e resolução de problemas.Mude a sua dieta para aumentar os seus níveis de dopamina. Coma alimentos ricos em tirosina, como os abacates, as amêndoas, os produtos láteos, feijão, abóboras e sementes de gergelim. As frutas e as verduras são ricas em antioxidantes e ajudam a proteger os neurotransmissores. As maçãs, as beterrabas, melancia e vegetais de folhas verdes são os blocos de construção da dopamina. Não como alimentos que contenham altas quantidades de colesterol, gorduras saturadas, açúcar e aqueles alimentos refinados, uma vez que interferem com o funcionamento do seu cérebro e podem fazer com que os níveis de dopamina caiam. Evite a cafeína, uma vez que apenas aumenta o seu estado de ânimo de forma temporária, o que resulta em níveis de dopamina mais baixos de que anteriormente. Faça exercício. Os níveis de transmissores, incluindo a dopamina, aumentam após o exercício vigoroso, o que ajuda a aumentar a sensação de calma e a capacidade de concentração. Medite. A meditação aumenta a libertação de dopamina. O ioga também tem alguns movimentos que ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro. Junto com o aumento do sangue vem o oxigênio e glicose, que são os componentes básicos dos neurotransmissores, como é o caso da dopamina.
Yasmin Yasmin

Fotografia : Daniel Giannechini


domingo, 9 de março de 2014

Ela...


O pior é que ela poderia riscar tudo o que pensara...
Seus pensamentos eram, depois de erguidos, estátuas no jardim
e ela passava pelo jardim olhando e seguindo o seu caminho..
Ser livre era seguir-se afinal, e eis de novo o caminho traçado.
Ela só veria o que já possuía dentro de si...
por vezes Luz,por vezes pedra.

Vivências & Pensamentos

Quando você ama seu trabalho é porque és digno do mesmo
Afinal...
"Motivação é a arte de fazer as pessoas fazerem o que você quer que elas façam porque elas o querem fazer."
Dwight Eisenhower
“Com o tempo, você vai percebendo que, para ser feliz, você precisa aprender a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você.”
Mario Quintana

 “Se não for hoje, um dia será. Algumas coisas, por mais impossíveis e malucas que pareçam, a gente sabe, bem no fundo, que foram feitas para um dia dar certo.”
Caio Fernando Abreu
 “Porque a força de dentro é maior. Maior que todo mal que existe no mundo. Maior que todos os ventos contrários. É maior porque é do bem. E nisso sim, acredito até o fim.”
Caio Fernando Abreu



sábado, 8 de março de 2014

Acordar é mais que abrir os olhos,é entender porque você o faz..

O que você pensa, a atitude que você tem, o que você diz, como você age, enquanto está passando pelo deserto, determina quanto tempo você permanecerá lá.
 Eu posso não estar onde gostaria de estar, mas estou feliz por saber que estou a caminho..

sexta-feira, 7 de março de 2014

Ainda sinto o Sol em mim...

As Estrelas e os Cometas
Há pessoas estrelas e há pessoas cometas...
Os cometas passam. Apenas são lembrados pelas
datas que passam e que retornam.
As estrelas permanecem. O sol permanece. Passam
anos, milhões de anos, e as estrelas permanecem.

Há muita gente cometa.
Passa pela vida da gente apenas por instantes.
Gente que não prende ninguém e
a ninguém que se prende.

Gente sem amigos,
gente que passa pela vida sem iluminar,
sem aquecer, sem marcar presença.
Importante é ser estrela.
Estar junto. Ser luz. Ser calor. Ser vida.

Amigo e Paixões são estrelas.
Podem passar anos.
Podem surgir distâncias,
mas a marca fica no coração.
Coração que não quer enamorar-se de cometas,
que apenas atraem olhares passageiros.

Ser cometa é ser companheiro por instantes,
explorar os sentimentos humanos,
ser aproveitador das pessoas e das situações,
fazer-se acreditar e desacreditar ao mesmo tempo.

Solidão é resultado de uma vida cometa.
Ninguém fica, todos passam.
Há necessidades de criar um mundo de estrelas.
Todos os dias poder contar com elas e
poder sentir seu calor.

Assim são os amigos estrelas na vida da gente.

São coragem nos momentos de tensão.
São luz nos momentos de desânimo.

Ser estrela neste mundo passageiro,
nesse mundo cheio de pessoas cometas,
é desafio, mas acima de tudo
uma recompensa.

Recompensa de ter sido luz para muitos amigos,
ter sido calor para muitos corações,
ter nascido e vivido e não apenas existido.

Texto: R Câmara

quarta-feira, 5 de março de 2014

E assim o Tempo te pede tempo e você aprende a ouvir...


E foi por ter aprendido a me amar que me apaixonei por você , 
O entendimento é um portal entre a alma e a mente .. 
..E  entre observações as nuvens desenham o céu para nós .. 
porque aprender a observar é fundamental para o crescimento humano.Yasmin


SOB O EFEITO DE UM OLHAR...

♩♫♭♪♯♬♮♫♩♫ Hoje eu quero a companhia preciosa do amor,
O velho amor,
Roupa leve e colorida como a aura do amor,
O novo amor
A atmosfera limpa como a essência do amor,
O puro amor
E um pôr-de-sol dourado  ♩♫♭♪♯♬

♩♫♭♪♯♬  Eu conheço quando estou
Apaixonado...
O universo vai se abrir
Sob o efeito de um olhar
Em cada espuma que morreu na areia
Em cada estrela alva que nasceu
Em cada ave que voou
No céu a lua   ♩♫♭♪♯♬♩
♫♭♪♯♬  Especialmente pra nós
A noite feita
Pra sonhar...
Sentindo o vento
Nos acariciar
Em nossa boca
A água e o sal do mar...♩♫♭♪♯♬

 Musica- Guilherme Arantes

terça-feira, 4 de março de 2014

Conversas comigo mesma..Eu Yasmin..

"O silêncio é o melhor amigo da percepção ,ele te fala sobre os segredos dos ruídos da mente."

      
     " Somos muito mais felizes quando não nos cobramos tanto..."


       "Não importa quanto tempo você perdeu,o que importa é o tempo que você ira ganhar...VIVA."

.Fotografias: 
Daniel Giannechini

O Tempo..


Não há como prever o futuro ele está em constante construção ,a vida acontece conforme suas atitudes,ações,equilíbrio,você faz suas escolhas, o que você pode fazer é constantemente estar em alerta consigo mesmo observando seu melhor momento o Presente,estar Feliz hoje é ter um caminho para chamar de Seu ...Yasmin
Fotografia : Daniel Giannechini




Encontro..reencontro..


Procure um grande amor na vida e cultive-o, pois, sem amor, a vida se torna um rio sem nascente, um mar sem ondas, uma história sem aventura! Mas, nunca esqueça, em primeiro lugar tenham um caso de amor consigo mesmo.Yasmin

" Os sonhos não determinam o lugar onde vocês vão chegar, mas produzem a força necessária para tirá-los do lugar em que vocês estão. Sonhem com as estrelas para que vocês possam pisar pelo menos na Lua. Sonhem com a Lua para que vocês possam pisar pelo menos nos altos montes. Sonhem com os altos montes para que vocês possam ter dignidade quando atravessarem os vales das perdas e das frustrações. Bons alunos aprendem a matemática numérica, alunos fascinantes vão além, aprendem a matemática da emoção, que não tem conta exata e que rompe a regra da lógica. Nessa matemática você só aprende a multiplicar quando aprende a dividir, só consegue ganhar quando aprende a perder, só consegue receber, quando aprende a se doar."Augusto Cury



Entre passos e voos ...assim Eu sou...



As vezes necessito caminhar,em outros momentos necessito aprender a voar...
Ninguém vai andar ao seu lado,
A gente aprende a caminhar sozinho,
pode até ter o auxílio de alguma mão, um apoio, mas os passos são dados por você.
No meio do caminho, entre acontecimentos, atalhos e força, você percebe que precisa abrir uma brecha para a fragilidade se instalar.
E que chorar alivia a alma.
Mais do que isso:
Abrindo a janela pra fragilidade é que você descobre o quanto de força ainda resta para seguir em frente...
Neste momento estará  aberta ao Amor ...

                                                                                                                        



ESTRADA DA VIDA...

 
 
O avanço tecnológico nos permite ver e localizar várias partes do mundo em tempo real. Podemos saber, com uma precisão quase exata quantos quilômetros faremos em determinado tempo. Isso nos dá segurança, nos permite planejar.
Todavia, a estrada da vida de cada um continua uma incógnita. Planejamos, sim, mas sem poder afirmar quantos quilômetros poderemos ainda percorrer e nem o tempo que teremos para isso. Claro, esse desconhecimento do caminho não nos impede de ir adiante. Mas, por outro lado, faz por vezes que nos esqueçamos que não temos todo o tempo do mundo e vamos adiando certas pequenas coisas, talvez nem tão importantes em si, mas que nos fariam felizes.
Alguém me disse outro dia que o sonho de uma pessoa conhecida mundialmente e que deixou o mundo cedo demais era ir à Disneyland. E essa pessoa me disse: _ por que será que nunca foi? Eu respondi que é por que essa pessoa sempre achava que teria tempo para isso e deixava para amanhã, para o ano próximo ou, quem sabe ainda, para a velhice. Velhice essa que nunca alcançou...
A vida é uma estrada e cada minuto passado é irrecuperável. Cada sonho que temos, simples ou extraordinário, é um futuro que colocamos no coração. É um pedacinho de felicidade que almejamos e que, por vezes, pensamos poder deixar de lado para as outras prioridades da vida.
É possível que estejamos deixando a verdadeira felicidade para depois, como quem guarda o melhor para o fim, sem pensar que esse fim pode vir antes do que se espera ou que o cansaço da própria vida cause desânimo. Assim, os sonhos continuam sonhos, quimeras, felicidades impossíveis, intocáveis.
E o hoje passa que nem percebemos. Dizemos que a semana correu, o mês correu, o ano correu. E nós? Permanecemos nós, carregando muitos dos nossos sonhos feito balões suspensos por uma linha, pensando que amanhã ou depois os traremos para mais perto, que poderemos tocá-los e senti-los. E nem pensamos que uma hora ou outra nossas mãos se abrem e o vento carrega a vida que não vivemos.
A estrada da vida, mesmo se na nossa frente, continua uma incógnita. Mas somos nós os passantes.
E se nosso sonho é uma flor, que a colhamos! Se é uma viagem, que a façamos com o maior prazer! Se é estar com alguém, que estendamos então nossas mãos e apressemos nossos passos!
Não sei o que virá depois da próxima curva. Mas o que sei é que antes dela, cada um deve procurar fazer-se feliz. Depois, virá o que virá...

Letícia Thompson

Fotografia: Daniel Giannechini

domingo, 2 de março de 2014


CONSCIÊNCIA DA CENTELHA DIVINA

"Tudo pode abandonar-nos, podemos perder tudo, exceto nós mesmos.Então, por que não havemos de procurar em nós, pois é a única posse, a única certeza que temos verdadeiramente? Quer nos encontremos na terra ou no outro mundo, nunca nos separaremos de nós. Para permanecermos senhores da situação em todas as circunstâncias, todos dispomos de algo que nada nem ninguém pode tirar-nos. E o que nada nem ninguém pode tirar-nos somos nós. Na vida, na morte, estaremos eternamente conosco. Sim, é o que há de mais seguro, tudo o resto não é seguro e pode escapar-nos. E este "nós" que nada pode tirar-nos é a consciência da centelha divina que nós somos, portanto, a capacidade que recebemos do Criador e ocasiões que nos são dadas todos os dias para pormos essas capacidades em ação."

Omraam Mikhaë Aïvanhov

"A LIBÉLULA E A TARTARUGA" (Rubem Alves)

Fotografia : Daniel Giannechini



Uma libélula recém nascida, que pairava as suas leves asas sobre a água transparente do ribeirão, viu imóvel sobre uma pedra, uma tartaruga que tomava banho de sol. Espantada diante de uma criatura tão feia, pousou sobre uma folha de capim a fim de ver melhor. A tartaruga, achando que a libélula a estava admirando, começou a falar:
- Olá – disse ela.
A libélula levou um susto.
- Pensei que você estivesse morta, de tão parada.
- Já fui como você, minha criança, muito agitada, mas aprendi que é perigoso viver assim. Em você tudo é esbanjamento: asas vibrando, ir e vir nas costas do vento, voar sem cessar. Mas tudo isso faz mal. Quem se mexe muito morre logo. A vida é como a vela: há de se economizar para durar mais. Minha filosofia é simples: nunca ficar de pé, quando posso ficar deitada. Para simplificar, fico sempre deitada…
A libélula espantada de que alguém pudesse viver assim, ia perguntar se a vida vale a pena. Mas não deu tempo porque a tartaruga continuou a falar:
- Você ainda não aprendeu a lição do peso. Para se voar é preciso ser leva. Mas tudo o que é leve é frágil. As crianças gostam de empinar papagaios. Mas para subir no vento, eles têm de ser feitos com varetas finas de bambú e papel de seda. Por isso, acabam quase sempre enroscados em algum galho de árvore. Mas você nunca viu uma tartaruga enroscada num galho de árvore. Estão fora dos enroscos porque não se metem a voar, porque são muito pesadas e por isso ficam sempre junto ao chão. Somos prudentes. Voar é perigoso, exige leveza e fragilidade. Isso é coisa que fascina as crianças, mas não os adultos. Os adultos são graves. E grave é aquilo que respeita a lei da gravidade e gosta de ir para baixo. Como eu. Os adultos quando querem elogiar alguém dizem que ele é uma pessoa de peso. O contrário de peso? Leveza, bexiga solta no espaço. Quando se diz que alguém é leviano, isso não é um elogio, é uma ofensa. Leviano é quem não leva as coisas a sério, como as crianças. Quanto mais adultas, mais parecidas comigo.
A libélula ia dizer que ser leve é coisa muito gostosa, porque dá sempre uma enorme vontade de rir, mas se calou, com medo de ser acusada de leviana. A tartaruga não entenderia.
- E há também a necessidade de defesas – continuou a tartaruga – Veja o seu corpo, fino como um palito. O bico de qualquer pássaro pode cortá-lo ao meio. E suas asas? Lindas e fracas. Veja agora a minha carapaça. Nem martelo consegue quebrá-la. Você é mole, eu sou dura. Mole são as crianças, os palhaços, os poetas, os artistas. Duros são os generais, os banqueiros, os policiais, as pessoas importantes. Quando as crianças deixam de ser uma libélula para se tornarem uma tartaruga, os adultos dizem que elas ficaram maduras. Na verdade o que querem dizem é que ficaram armaduras. Coisa madura é coisa mole, gostosa, boa de se comer e se descuidar apodrece e acaba. Já a armadura é coisa que vara os séculos. Como eu, impenetrável, constante, sempre a mesma. Digna de confiança. Serei amanhã o que sou hoje. Quanto a você, não sei onde estará. As coisas leves passam. As duras permanecem. Ninguém diz que Deus é vento ou nuvem. Mas dizem que é rocha e fortaleza. Claro que as armaduras criam certos problemas. Fica difícil para brincar, pular, abraçar… Mas é o preço da sobrevivência.
Mas, as coisas não são tão seguras quanto parecem. O tempo e a água haviam feito crescer sobre a dura pedra em que a tartaruga se encontrava, uma lisa e escorregadia camada de limo. E um mísero, quase invisível mosquitinho entrou no nariz da tartaruga, o que lhe provocou um enorme espirro. Com o espirro a tartaruga escorregou e caiu, casco para baixo, perninhas para cima. Se fosse uma libélula ou uma coisas mais leve, teria sido fácil desvirar. Mas ela era pesada demais. Ficou presa de suas próprias defesas. As vezes, as armaduras se transformam em armadilhas. E lá ficou ela, indefesa, até que alguém a levou e a transformou em sopa deliciosa.
A libélula então voou ao sabor do vento, feliz de que ela fosse assim,
sem armaduras, tão leve e tão frágil…




Autoria: Rubem Alves