quarta-feira, 22 de maio de 2013

O ABRAÇO

TEXTO DO DIA - TERAPIA DO ABRAÇO

Teoria

O toque físico não é apenas agradável. Ele é necessário. A pesquisa científica respalda a teoria de que a estimulação pelo toque é absolutamente necessária para o nosso bem-estar, tanto físico quanto emocional.

O toque terapêutico, reconhecido como uma ferramenta es­sencial para a cura constitui agora parte do treinamento dos profissionais de enfermagem, em vários grandes centros mé­dicos, O toque é usado para ajudar a aliviar a dor, a depres­são e a ansiedade; para estimular a vontade de viver dos pacientes: para ajudar bebês prematuros — que ficaram pri­vados do toque materno nas incubadelras — a crescer e a desabrochar.

Vários experimentos demonstraram que o toque pode:
· fazer-nos sentir melhor com nós mesmos e com o am­biente à nossa volta;
· ter um efeito positivo sobre o desenvolvimento da lingua­gem e sobre o QI das crianças;
· provocar mudanças fisiológicas mensuráveis naquele que toca e naquele que é tocado.

Estamos apenas começando a entender o poder do toque. Embora ele possa se dar de muitas maneiras, nossa tese é a de que o abraço é uma forma muito especial de toque, que contribui fundamentalmente para a cura e a saúde.

FUNDAMENTO LÓGICO
O ABRAÇO:
· Faz a gente se sentir bem.
· Acaba com a solidão.
· Faz a gente superar o medo.
· Abre passagem para os sentimentos.
· Constrói a auto-estima (Uau! Ela quer mesmo me abraçar!)
· Estimula o altruísmo (Não posso acreditar, mas realmente estou querendo dar um abraço naquele velho filho da mãe!)
· Retarda o envelhecimento.
· Pessoas que gostam de abraço permanecem mais jovens por mais tempo.
· Ajuda a controlar o apetite. Comemos menos quando estamos bem alimentados com abraços — e quando nossos braços estão ocupados, enlaçados em volta de outros.

O ABRAÇO TAMBÉM· Alivia a tensão
· Combate a insônia
· Mantêm em forma os músculos dos braços e dos ombros
· Dá oportunidade para exercícios de alongamento, se você é baixo
· Propicia exercícios de flexão, se você é alto
· Oferece uma alternativa saudável à promiscuidade
· Oferece uma alternativa sadia e segura para o álcool e para as drogas
(é melhor abraços do que drogas!)
· Afirma a nossa natureza física
· E democrático: todo o mundo tem direito a um abraço.
· É ecologicamente benéfico, não tumultua o meio ambiente
· Do ponto de vista energético, é eficiente, economiza calor
· É portátil
· Não requer equipamento especial
· Não exige ambientação especial; qualquer lugar, de uma so­leira de porta
a uma sala de reuniões de executivos, de um salão de igreja a um
campo de futebol, é um ótimo lugar para um abraço!
· Torna os dias felizes mais felizes.
· Torna viáveis os dias impossíveis.
· Comunica sentimentos de posse.
· Preenche espaços vazios em nossas vidas.
· Continua trazendo benefícios, mesmo depois de desfeito.
· Além disso, o abraço evita a guerra.

Trecho retirado do livro: A Terapia do Abraço – Autora: Kathleen Keating

segunda-feira, 20 de maio de 2013

BENEFICOS DA AVEIA

Você tem o hábito de comer a aveia? Se a resposta for negativa, você vai repensá-la depois de conhecer os diversos benefícios do cereal para a nossa saúde. Durante muito tempo, a Avena sativafoi vista como vilã, por contribuir para o ganho de peso. Porém, estudos realizados nas últimas décadas desmistificaram o consumo da aveia. Além de conter nutrientes essenciais para o nosso organismo, ela tambémé rica em fibras do tipo solúvel e substâncias antioxidantes. Por isso, o cereal integral pode prevenir doenças, combater a obesidade e acabar com a prisão de ventre.

Nutrientes da Aveia

Os nutrientes encontrados na aveia são os principais responsáveis por esses efeitos positivos. Ela é rica em ferro, zinco, carboidratos, vitaminas e proteínas. As substâncias antioxidantes não são categorizadas como nutrientes, mas também compõem a aveia. Os flavonoides protegem o corpo contra o câncer, têm função vasodilatadora e combate os radicais livres. Dessa forma, quem come aveia com regularidade incorpora diversos nutrientes e ainda melhora as funções do organismo.

O Segredo das Beta-glucanas

A aveia tem alto teor de beta-glucanas, ou fibra solúveis. Em nosso organismo, elas se juntam com a água, formando um quelante natural. Assim, elas se “colam” às substâncias tóxicas, como moléculas de gordura ou açúcar, e as transportam para fora do corpo ao final do processo de digestão. Assim, essas fibras auxiliam na redução do colesterol e da glicemia, além de contribuírem para a perda de peso.

Como Comer a Aveia

Outra ótima notícia é o fato da aveia ser naturalmente integral. Durante seu processamento, quase nada é retirado e, assim, o cereal mantém quase todos os seus princípios ativos intactos. Para aproveitar todos os benefícios mencionados acima, os especialistas recomendas a ingestão de até 3 colheres (sopa) do cereal ao longo do dia. A aveia pode ser usada no preparo de sucos, vitaminas, bolos, pães e outras receitas. O importante é consumi-la sempre.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

SABEDORIA

Sabedoria é vida, vem do saber, instiga conhecimento, ponderação, tolerância, discernimento, responsabilidade, prudência, escolha, transformação, emoção, movimento, justiça, amor, entendimento e perdão. Galgar degrau a degrau cada um desses sentimentos prepara o ser humano para esse aprendizado.

Sabedoria é enfrentar as dificuldades e superá-las sem traumas, é a capacidade de julgar entre o certo e o errado e atingir uma atitude moral elevada, saber tomar decisões acertadas para cada situação. Tornamo-nos sábios, então, através das nossas vivências e convivências.

Há momentos mágicos em nossa existência que são frutos de nossa intenção inconsciente em busca de nossa evolução para o despertar da consciência, que foram e são adquiridos através de nossas vidas.

Nosso maior mestre reside dentro de nós, a pequena voz da sabedoria que podemos escutar no mais profundo de nossos corações, a voz do nosso Eu Superior, que nunca se distancia de nós, a Presença que pode ser esquecida, mas a qualquer minuto conectada, basta querermos e uma das maneiras de fazê-lo é através do silêncio da meditação, estar em paz consigo mesmo, orar, querer com toda força do coração é um dos ícones mais importantes para essa conexão e resgate.
 

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Glândula TIMO- A chave da imunidade e da energia vital.

No meio do peito, bem atrás do osso onde a gente toca quando diz "eu", fica uma pequena glândula chamada timo.

Seu nome em grego, thýmos, significa energia vital. Precisa dizer mais?

Precisa, porque o timo continua sendo um ilustre desconhecido. Ele cresce quando estamos contentes, encolhe pela metade quando estressamos e mais ainda quando adoecemos.

Essa característica iludiu durante muito tempo a medicina, que só conhecia através de autópsias e sempre o encontrava encolhidinho.

Supunha-se que atrofiava e parava de trabalhar na adolescência, tanto que durante décadas os médicos americanos bombardeavam timos adultos perfeitamente saudáveis com megadoses de raios X achando que seu "tamanho anormal" poderiam causar problemas.

Mais tarde a ciência demonstrou que, mesmo encolhendo após a infância, continua totalmente ativo; é um dos pilares do sistema imunológico, junto com as glândulas adrenais e a espinha dorsal, e está diretamente ligado aos sentidos, à consciência e à linguagem. Como uma central telefônica por onde passam todas as ligações, faz conexões para fora e para dentro.

Se somos invadidos por micróbios ou toxinas, reage produzindo células de defesa na mesma hora.

Mas também é muito sensível a imagens, cores, luzes, cheiros, sabores, gestos, toques, sons, palavras, pensamentos.

Amor e ódio o afetam profundamente.

Idéias negativas têm mais poder sobre ele do que vírus ou bactérias.

Já que não existem em forma concreta, o timo fica tentando reagir e enfraquece, abrindo brechas para sintomas de baixa imunidade, como herpes.

Em compensação, idéias positivas conseguem dele uma ativação geral em todos os poderes, lembrando a fé que remove montanhas.

O teste do pensamento


Um teste simples pode demonstrar essa conexão.

Feche os dedos polegar e indicador na posição de o.k, aperte com força e peça para alguém tentar abri-los enquanto você pensa " estou feliz".

Depois repita pensando " estou infeliz".

A maioria das pessoas conserva a força nos dedos com a idéia feliz e enfraquece quando pensa infeliz. (Substitua os pensamentos por uma bela sopa de legumes ou um lindo sorvete de chocolate para ver o que acontece...)

Esse mesmo teste serve para lidar com situações bem mais complexas.

Por exemplo, quando o médico precisa de um diagnóstico diferencial, seu paciente tem sintomas no fígado que tanto podem significar câncer quanto abcessos causados por amebas. Usando lâminas com amostras, ou mesmo representações gráficas de uma e outra hipótese, testa a força muscular do paciente quando em contato com elas e chega ao resultado.

As reações são consideradas respostas do timo e o método, que tem sido demonstrado em congressos científicos ao redor do mundo, já é ensinado na Universidade de São Paulo (USP) a médicos acupunturistas.

O detalhe curioso é que o timo fica encostadinho no coração, que acaba ganhando todos os créditos em relação a sentimentos, emoções, decisões, jeito de falar, jeito de escutar, estado de espírito..."

Fiquei de coração apertadinho", por exemplo, revela uma situação real do timo, que só por reflexo envolve o coração.

O próprio chacra cardíaco, fonte energética de união e compaixão, tem mais a ver com o timo do que com o coração- e é nesse chacra que, segundo os ensinamentos budistas, se dá a passagem do estágio animal para o estágio humano.

"Lindo!", você pode estar pensando, "mas e daí?".

Daí que, se você quiser, pode exercitar o timo para aumentar sua produção de bem estar e felicidade.

Como? Pela manhã, ao levantar, ou à noite, antes de dormir.

a).. Fique de pé, os joelhos levemente dobrados. A distância entre os pés deve ser a mesma dos ombros. Ponha o peso do corpo sobre os dedos e não sobre o calcanhar, e mantenha toda a musculatura bem relaxada.

b).. Feche qualquer uma das mãos e comece a dar pancadinhas contínuas com os nós dos dedos no centro do peito, marcando o ritmo assim: uma forte e duas fracas.

Continue entre três e cinco minutos, respirando calmamente, enquanto observa a vibração produzida em toda a região torácica.

O exercício estará atraindo sangue e energia para o timo, fazendo-o crescer em vitalidade e beneficiando também pulmões, coração, brônquios e garganta. Ou seja, enchendo o peito de algo que já era seu e só estava esperando um olhar de reconhecimento para se transformar em coragem, calma, nutrição emocional, abraço.

Ótimo, íntimo, Cheio de estímulo. Bendito Timo.

Da jornalista e pesquisadora naturista Sonia Hirsch

quarta-feira, 1 de maio de 2013

A FABULA DO PORCO ESPINHO

Durante a Era Glacial, muitos animais morriam por causa do frio.

Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor.
Por isso decidiram se afastar uns dos outros e começaram de novo a morrer congelados.
Então precisaram fazer uma escolha: ou desapareciam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros.
Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos.
Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro.
E assim sobreviveram.
Moral da Estória: O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro, e admirar suas qualidades.
 

TVP & Regressão

Diferença entre TVP e Regressão

Por Dra. Martha Follain
Regressão é voltar a vivenciar fatos passados. Porém, apenas revivenciar esses fatos não traz a paz. Busca-se a catarse que, é limpeza, liberação. A terapia vai encontrar, através da revivência dos momentos traumáticos , a elaboração dos pensamentos, das emoções e sentimentos do cliente que, vão poder reprogramar suas atitudes e comportamentos na vida atual. A TVP, como toda terapia, é um caminho de auto-conhecimento. Com técnicas apropriadas e a decisão do cliente, o terapeuta vai ajudá-lo a elaborar novos roteiros que, vão livrar o inconsciente daquele primeiro registro negativo. O cliente toma sua redecisão de vida, com a qual vai lidar em sua transformação pessoal., para uma vida melhor e mais feliz. Na TVP o terapeuta analisa os fatos vivenciados com o cliente, ajudando-o a chegar às analogias dos episódios pretéritos com os seus problemas atuais. O terapeuta e o cliente vão, assim, reprogramar seu modelo de vida.