quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O MEDO E A ANSIEDADE

Vamos definir a diferença entre medo, ansiedade e angústia. O medo é específico. A ansiedade é um mal flutuante que pode ser ativado praticamente por qualquer coisa, pode iluminar durante algum tempo uma coisa específica, mas que geralmente tem origem na insegurança genérica que sentimos na vida. A angústia é a ansiedade existencial, ela decorre da nossa frágil condição humana.

Sobre a Culpa


SOBRE A CULPA

“A culpa se senta como um grande pássaro negro nos ombros de quase todos nós. O conceito junguiano de sombra nos faz lembrar de nossa participação no proibido, do nosso egoísmo, narcisismo e covardia.”

Hollis (1999) ainda nos fala de três tipos diferentes de culpa, a saber:

1. A culpa como responsabilidade, que é aquela na qual declaro que errei, que reconheço e aceito minhas escolhas. Nenhuma pessoa consciente pode se dizer inocente. Então após reconhecer-se culpado, deve-se buscar uma forma, mesmo que simbólica de recompensar o que foi feito pois só assim atingir-se-á a remissão.
      2. A culpa como defesa contra a angústia: esta não é a verdadeira culpa, mas aquela que advém da ansiedade gerada quando sentimos que não agimos ou falamos de maneira adequada, ou seja, que não fomos agradáveis para com o outro. Isto é comum, por exemplo, quando dizemos “não” para alguém. Isto se deve ao fato de termos sido “condicionados a ser agradáveis em vez de sinceros, flexíveis em vez de autênticos, adaptáveis em vez de fazer valer nossas opiniões”.
      3. A culpa existencial: é aquela que apenas pessoas com certo grau de consciência apresentam e que não há o que fazer. Por exemplo, pode-se sentir culpa por ter sido omisso na preservação da natureza; por comer carne em razão da morte de um ser vivo, mas se nos tornamos vegetarianos também matamos o vegetal. É o tipo de culpa que se tem que aceitar.

domingo, 28 de outubro de 2012

Os Aromas Espirituais


A filosofia esotérica afirma que há na natureza uma escala de odores, e que ela é similar à escala de sons e ao espectro das cores.  Este princípio filosófico e alquímico está ligado à moderna ciência da aromaterapia.
Ele se baseia na constatação de que a combinação de certos aromas tem efeitos físicos, emocionais e morais de caráter benéfico e curativo. Isso explica, por exemplo, o uso milenar de incensos, como prática que facilita a elevação da consciência durante meditações e reflexões.
Em aromaterapia, para citar um exemplo, o eucalipto é visto como uma árvore cujo cheiro tem o efeito de libertar da preocupação, da melancolia e da tristeza. Diferentes aromas e óleos essenciais produzem os mais diferentes efeitos benéficos sobre a consciência humana. O filósofo romano Lúcio Sêneca parece haver conhecido a aromaterapia. Aparentemente, ele também percebeu que a “terapia dos aromas” pode atuar não só a partir do plano físico para a alma, mas também tem efeitos quando se irradia da alma imortal para os planos inferiores da vida.
Porque Sêneca escreveu:
“Há certos componentes medicinais que, sem serem degustados ou tangidos, agem pelo odor. Assim é a virtude. Sua utilidade, mesmo à distância e escondida, exala, seja ela efervescente e desimpedida de qualquer coação, seja ela cerceada em sua expansão ou obrigada ao toque de recolher. Ainda que inativa, tácita, presa com rigor total ou aberta com plena naturalidade, ela, em qualquer hipótese, é frutífera.”
A virtude, no sentido clássico, não significa submissão hipócrita e aparente a um dogma externo. Longe disso. A virtude é o dharma, o dever interior, a natureza essencial de um ser humano. O ser que tem virtude é aquele que está ligado à sua própria essência.
Hui-neng, o sexto patriarca do budismo Zen, nasceu no ano de 638 e morreu em 713 da era cristã. Assim como Sêneca, ele tinha noção clara da importância de uma vida austera e digna.
Hui-neng ensinou o caminho da sabedoria usando a metáfora dos perfumes espirituais. Em certa ocasião, falando a uma grande quantidade de pessoas que se haviam reunido para ouvi-lo, ele ensinou sobre cinco perfumes sutis:
1) “O primeiro é o perfume da moralidade. Quando não há erro em nossa própria mente, quando não há mal, nem inveja, nem ciúme, nem cobiça ou ódio, nem roubo ou agressão, isso é chamado de perfume da moralidade.”
2) “O segundo é o perfume da estabilidade. A capacidade de ver as características boas e más dos objetos sem que haja perturbação em nossa própria mente é chamada de perfume da estabilidade.”
3) “O terceiro é o perfume da sabedoria. Quando a nossa própria mente não tem obstrução, e sempre observa com lucidez a nossa própria natureza, não fazemos nada que seja mau. Mesmo quando fazemos algo bom, nossa mente não se apega a isso. Respeitosos em relação aos mais velhos e amáveis em relação aos mais jovens, somos simpáticos e solidários para com os que sofrem e os que são pobres. Isso é chamado de perfume da sabedoria.”
4) “O quarto é o perfume da libertação. Quando a nossa própria mente não se fixa em objetos, não pensa no que é bom, não pensa no que é ruim, está livre e não-obstruída, isso é chamado de perfume da libertação.”
5) “O quinto é o perfume do conhecimento e da visão libertados. Quando nossa própria mente não está fixada em nada, nem no que é bom nem no que é mau, ela não se afunda na vacuidade mas se mantém na quietude. Devemos estudar amplamente e aprender muito, reconhecer a nossa própria mente original e dominar os princípíos dos Buddhas, harmonizar a iluminação com o modo de lidar com as pessoas, estar livres da personalidade egoísta, e ser imutáveis até alcançar a verdadeira natureza da iluminação. Isso é chamado de perfume da visão e do conhecimento libertados.”
E Hui-neng concluiu:
“Bons amigos, esses perfumes são efeitos internos dentro de cada indivíduo. Não os busquem externamente”.
Há quem ignore o fato de que uma vida simples e pura possibilita a estabilidade mental e emocional. Alguns não sabem que a estabilidade permite o surgimento da sabedoria. Desconhecem que a sabedoria abre as portas da liberdade interior.
Conhecer este caminho, porém, não é algo que se faça com palavras. Tal conhecimento só pode ser adquirido vivencialmente, passo a passo e com esforço próprio. O caminho da sabedoria é longo e requer atenção. A vida testa, o tempo todo, o discernimento do aprendiz.


Fotografias:Casa Pueblo/Uruguai
A aromaterapia do espírito é uma ciência complexa, e é preciso estar constantemente atento para conhecê-la a fundo e assim produzir os odores morais que mudam a vida para melhor.

sábado, 27 de outubro de 2012

OQUE SOMOS?

_Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros.
Augusto Cury

*O outro nos ensina a evitar o tropeço,portanto pisar em falso seria uma escolha quando ja nos mostraram onde estão as pedras do caminho...Yasmin




_Construí amigos, enfrentei derrotas, venci obstáculos, bati na porta da vida e disse-lhe: Não tenho medo de vivê-la.
Augusto Cury


*Viver hoje é aprender a viver...Yasmin


_Quando somos abandonados pelo mundo, a solidão é superável; quando somos abandonados por nós mesmos, a solidão é quase incurável.
Augusto Cury

*È preciso cultivar o Amor Próprio..Yasmin
_Os problemas nunca vão desaparecer, mesmo na mais bela existência. Problemas existem para serem resolvidos, e não para perturbar-nos.
Augusto Cury

*A cada obstaculo vencido uma situação vivida...Yasmin
_Ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para esculpir a serenidade. Usar a dor para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.Augusto Cury
*Ser feliz é saber transformar...Yasmin

 
 
 
.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

MEDITAÇÃO,CHAKRAS & SAUDE


A energia do corpo




Nossos corpos têm centenas de centros de energia no seu interior, a têmpera, controlando, empurrando, transmissão e recepção de energia a partir do interior para o exterior, e vice-versa. No entanto, temos sete centros de energia principais dentro de nós - as grandes, que regem partes específicas de nossa forma física e vários atributos emocionais e espirituais ao lado deles - conhecidos como os chakras . Estes chakras (traduzindo como "rodas" ou "vórtices", em sânscrito) são poderosos, centros pulsantes de energia que correm em linha reta através do centro de nosso corpo. Começando no nosso osso da cauda, ​​e terminando no topo da nossa cabeça, estes chakras estão conectados à terra abaixo de nós, e os céus acima, ea terra nos e inspirar-nos em medidas iguais.

Cada chakra é responsável não só proporcionar aos nossos corpos com a energia de que necessita para funcionar feliz e saudável, mas também para garantir que as nossas vidas emocionais estão correndo em uma direção positiva, que a nossa conexão com o divino é sentida e compreendida, que nossas vozes verdadeiras e inspiração pode ser encontrado e utilizado, e que o nosso caminho na vida pode ser seguido de forma livre e criativa. A raiz, sacral, plexo solar, coração, garganta, terceiro olho e chakras da coroa, quando aberto, girando como deveriam, permitem-nos a viver uma vida feliz e confiante e liberado. Eles nos permitem trabalhar, cuidar expressar-nos e amar uns aos outros, assim como sentir amado, especial e único.

Como tal, é de vital importância não só para a nossa saúde física, mas para o nosso all-round, saúde holística, para garantir que nossos chakras são bem cuidados e manteve aberta e desobstruída. Se um chakra indivíduo tornar-se bloqueado, ou esgotados de energia, você vai começar a notar vários sintomas de este manifesto bloqueio-se em sua vida. Dependendo de qual chakra é feita, isso pode ser qualquer coisa de problemas de saúde física, a uma falta de confiança ou fé em suas escolhas, decisões e caminhos, a perda de paixão ou sensualidade, ou uma sensação de solidão ou uma perda de fé.


Técnicas de Meditação para balanceamento de Chakra



Então, como vamos garantir que nossos chakras permanecem abertos e funcionando corretamente? Existem muitos métodos, e estas podem variar de terapia com Cristais, terapia de luz (Cromoterapia)e Aromaterapia com massagens, yoga e muitas outras. Muitos dos métodos para abrir chakras envolver simplesmente mudando sua rotina diária um pouco, os esforços passam mais tempo fora ou na companhia de amigos e familiares, ou simplesmente fazer para alterar a sua percepção de determinadas situações. Ela não precisa de ser uma luta grande para abrir seus chakras, e muitos métodos irá assegurar que você vai começar a notar os efeitos positivos muito rapidamente.

Uma prática que está garantido para ter um efeito positivo, e tem milhares de anos de história por trás dele, é a meditação. A meditação tem sido realizada em grande parte do mundo oriental há milênios, por todos os tipos de pessoas e para todos os tipos de razões. É uma maneira eficaz de relaxar, é bom para a saúde física, mental, espiritual e emocional e bem-estar, ou pode ser usado como parte de práticas religiosas e de fé. Qualquer estado de saúde ou o bem-estar que você pode ser, todos nós podemos beneficiar de meditação regular - mesmo tão pouco quanto 20 minutos por dia - como uma forma de se afastar do mundo, ocupado agitado em que vivemos, e acalmar nossas mentes e corações por um tempo para permitir que o nosso verdadeiro eu vir para a frente.

A meditação pode ser feita de várias maneiras diferentes. Se você é novo para a meditação, seria bem vale o seu tempo para investigar alguns métodos diferentes, e de experimentar com cada um até encontrar um que combina com você e seu corpo e mente. No entanto, existem algumas técnicas básicas para iniciantes, que todos podem se beneficiar. Tente encontrar um local confortável e tranquilo em sua casa, em algum lugar que você não vai se distrair, e em algum lugar que pode ser utilizado principalmente para meditação e pouco mais. Comece sentado de pernas cruzadas, e respirar profundamente pelo nariz e expire pela boca. Segure a respiração por um segundo ou dois mais do que você normalmente faria como você inala, e manter os pulmões vazios por alguns segundos a mais do que o normal quando você expira.

Como você faz isso, feche os olhos e se concentrar em esvaziar a mente de qualquer pensamento ou tensões ou preocupações - que muitas vezes podem ajudar a visualizar-se flutuando em um oceano expansivo, onde você está sozinho e em paz. Como você se tornar mais e mais confortável, e mais e mais relaxado, começam a concentrar-se em sua respiração. Concentre-se no sentimento para fora sua inspiração que se deslocam de seus pulmões, siga a cura de oxigênio puro, enquanto viaja em torno de seu corpo. Ao se concentrar em cada respiração, e em cada parte do seu corpo físico, você pode começar a abrir e se concentrar em chakras individuais.


Visualizações para Cura



Quando estamos sentados com as pernas cruzadas, os nossos chakras estão em perfeito alinhamento, alinharam-se entre a terra abaixo e os céus acima. Enquanto você está meditando, você pode se concentrar em qualquer chakra você sente precisa de mais trabalho e atenção carinho, e, assim, trazer todas as energias do seu corpo em harmonia uns com os outros. Ele pode ajudar a fazer um teste de chakra( http://www.eclecticenergies.com/portugues/chakras/chakratest.php ), onde você digita seus sintomas e obter uma análise de que chakra é, possivelmente, bloqueados ou esgotados de energia. Siga sua respiração para esta parte específica do corpo, e visualize o chakra em si, girando lentamente e brilhando com energia colorida. Ela pode ajudar a visualizar o chakra como bloqueado, ou danificados, como então podemos adaptar nossas visualizações e concentração para a cura e abri-lo. Use a energia que você tirar do ar, como parte de sua respiração profunda, e empurre a sensação de relaxamento e rejuvenescimento para o chakra bloqueado. http://www.eclecticenergies.com/portugues/chakras/introducao.php


"MEDITAÇÃO & SAUDE"
 
                                                        Por Yasmin/Terapia Holistica


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Aqui uma amostra do que fotografo muitas "cascas"e "sementes"& "folhas",elas tem grande significado,elas nos protegem,nos escondem,nos camuflam,nos diferenciam,adornam,alimentam,curam,elas tem texturas variadas....de leveza ou aspereza,como tudo,assim como as árvores somos nós,depende de como somos tratados ou do ambiente que nos desenvolvemos sera nossa apresentação...SOMOS TODOS SEMENTES A SE TRASFORMAR...

Poema das árvores
As árvores crescem sós. E a sós florescem.

Começam por ser nada. Pouco a pouco
se levantam do chão, se alteiam palmo a palmo.

Crescendo deitam ramos, e os ramos outros ramos,
e deles nascem folhas, e as folhas multiplicam-se.

Depois, por entre as folhas, vão-se esboçando as flores,
e então crescem as flores, e as flores produzem frutos,
e os frutos dão sementes,
e as sementes preparam novas árvores.

E tudo sempre a sós, a sós consigo mesmas.
Sem verem, sem ouvirem, sem falarem.
Sós.
De dia e de noite.
Sempre sós.

Os animais são outra coisa.
Contactam-se, penetram-se, trespassam-se,
fazem amor e ódio, e vão à vida
como se nada fosse.

As árvores, não.
Solitárias, as árvores,
exauram terra e sol silenciosamente.
Não pensam, não suspiram, não se queixam.
Estendem os braços como se implorassem;
com o vento soltam ais como se suspirassem;
e gemem, mas a queixa não é sua.

Sós, sempre sós.
Nas planícies, nos montes, nas florestas,
A crescer e a florir sem consciência.

Virtude vegetal viver a sós
E entretanto dar flores.
António Gedeão
 



 
 
 
 
 
 
 
 
 




 



 
 
 

 

domingo, 21 de outubro de 2012

Tarot ajuda a encarar medos e dependências







Tarot ajuda a encarar medos e dependências

Arcano "O Diabo" convida você a enfrentar seu lado sombra
O DIABO NO TAROT
No Tarot,O Diabo é um convite para que você descubra o que tem de pior,e transforme isso em lição e crescimento.Esse arcano faz você encarar o espelho e enxergar suas dores e delícias.Que tal começar a encarar seus medos?

O Diabo, décimo quinto arcano maior do Tarot, representa a matéria física, as sensações e os desejos carnais. É a imagem do monstro de toda e cada aventura dos contos de fadas: ele possui o tesouro que o heroi tanto busca. Somente essa figura bestial pode suscitar o protagonista a fazer valer sua coragem e independência.

MEDO: LEVANDO LUZ ÀS SUAS TREVAS

Carl Jung, o pai da psicologia analítica, diz que "não nos salvamos por imaginar o claro, mas pelo fato de tornarmos consciente o escuro". Em outras palavras, isso indica que ter a noção de que não somos nem bons nem maus, mas sim bons e maus, é importante para compreendermos nossa natureza.

Este arcano está longe de ser um convite ao mal. Antes disso, ele é um convite à nossa inteireza, à noção de que somos e fazemos o bem ou o mal. Quantas vezes você já se sentiu vilão ou vilã de novela? E quantas vezes se identificou com a mocinha ou o mocinho? Esses papeis fazem parte do nosso repertório humano. E o Diabo, modelo de sombra, nos deixa cientes desses papeis. 


Conhecer nossa própria sombra, portanto, nos permite constatar que não somos tão inofensivos. Confesse: às vezes você não adora uma fofoca e deseja que alguém que não gosta tanto aprenda certas lições na vida? Quanto menos reconhecermos o escuro em nós mesmos, mais depositamos no outro o que existe de mais cínico, hipócrita e perverso.



E também desconfie de quem vê a vida com felicidade absoluta. Quem embeleza a tudo e a todos, torna inócuo aquilo que não quer [mas que deveria] ver: as próprias sombras. A tendência em manter o sorriso no rosto em todas as circunstâncias demonstra o quanto a pessoa está desesperada consigo própria. O trabalho com o Diabo do Tarot é justamente esse: perceber e encarar nossas trevas com coragem, em vez de negá-las. Só vence monstros quem assume os seus próprios.

 "O Diabo nos faz encarar o espelho e dizer que somos nossas dores e nossas delícias, o branco e o preto convivendo dentro de nós e definindo escolhas e atitudes." 

"Só vence monstros quem assume os seus próprios."

O filósofo Jean Paul Sartre afirma que somente através dos olhos alheios é que podemos ter ideia da nossa própria essência. Só a convivência é capaz de nos dar a certeza de que estamos fazendo as escolhas que desejamos. A ideia de que "o inferno são os outros" é válida, porque sem as pessoas com quem convivemos, nossa vida não teria sentido. Dependemos das pessoas, do início ao fim.
Mas depender dos outros, sobretudo de atitudes e opiniões, é mais um alerta do décimo quinto arcano do Tarot: você depende da aceitação alheia para ser quem é? Se respondeu "sim", então, definitivamente, você não se valoriza. Permanecerá na escravidão das impressões e não chegará na sua própria essência.
Muitas vezes, dependência é sinônimo de preguiça. Já reparou em quantas pessoas próximas a você são acomodadas e vivem reclamando de tudo e de todos? E quem tem voz para falar apenas de si em vez de se dedicar a ouvir um pouco mais? Isso mostra uma postura de quem não sabe firmar as rédeas dos problemas e tomar decisões importantes sobre a própria vida, dependendo de outras pessoas e circunstâncias para se descobrir realizado e notado. Mas confesse novamente: você também não age mais ou menos assim, às vezes? Para compensar essa falta de voz e poder pessoal, algumas pessoas acabam se tornando gananciosas e materialistas, querendo tudo ao mesmo tempo. E é a presença do Diabo, no Tarot, que ilustra nossas ambições - das mais corriqueiras às mais complexas. É encarando o quanto temos sido negligentes conosco e com os outros que damos um ultimato à dependência: decidir fazer por conta, sem esperar ajuda ou consentimento dos outros.
Enfrentar nossos monstros e romper amarras - eis o poder que O Diabo nos oferece nesse encontro. Sabedoria pessoal é sinônimo de reconhecimento e enfrentamento do que existe de pior em nós. Antes de ver essa carta como a simples e demoníaca representação de crenças religiosas, pense por analogia, extraindo o que pode ser útil ao seu desenvolvimento interior. Na hora de tomar atitudes impensadas e fazer julgamentos muito severos, pare e pense em você. É mais fácil enxergar o lado negro dos outros do que o nosso. O inferno pode ser uma simples criação sua!

PERGUNTAS INCÔMODAS PARA RESPONDER NA FRENTE DO ESPELHO

O quê você anda escondendo embaixo de seus tapetes?

* Qual é o seu maior medo, neste momento?
* Você se considera uma boa pessoa?
* O que é o mal? E o que é o bem?
* Como você lida com a inveja, o ciúme e a ambição?
* Para você, desejo vem antes da necessidade? Por quê?
* Por que você precisa chamar a atenção dos outros?
* Até onde vai sua vaidade?

Fontes:
-Leonardo Chioda /Personare
-Curso de Tarô e seu uso Terapêutico;Por Veet Pramad



 Yasmin /Terapia Holistica 
 TarôTerapêutico




quarta-feira, 17 de outubro de 2012

CUR@TIVOS

Curativos Para Um Coração Partido


Hoje, acordei sentindo uma grande dor no peito; sentei-me ao pé da cama, coloquei minha mão sobre meu peito, e perguntei ao meu coração:

- O que você tem?Porque está tão inquieto dentro de mim?
Você está doente?

Fiquei uns minutos em silêncio e aí foi minha alma a começar a ficar inquieta. Perguntei a ela:

- O que tens? Porque se atormenta dentro de mim?

Minha alma disse:

- Estou assim porque você está assim; você me faz perguntas, mas não tenho as respostas e sei que isso o faz infeliz. Você se sente tão pequeno, e isso me faz pequeno também. Você queria ser diferentee eu fico triste por você. Você está tão só, e eu me sinto sem você. Mais uma vez tornei a ficar em silêncio. E foi aí que meu coração
meio confuso me respondeu:

- Estou tão triste. Sinto-me tão pequeno. Estou magoado com você!

Fiquei sem jeito e perguntei:

- O que foi que eu te fiz?

Ele respondeu:

Você sofre tanto com as pessoas; preocupa-se com elas, é atencioso, procura ser prestativo e na maioria das vezes, sempre se decepciona. Você ama e depois sofre
e fala que a culpa é minha. Você espera por algo que não vem e fica triste. Aí você chora e dói em mim. Preciso de curativos para um coração partido. Curativos bons.

Perguntei ao meu coração:

- Como assim, bons?

Ele respondeu:

Curativos que estanquem essa sua tristeza, essa sua mágoa,
essa sua solidão. Que estejam com você nos dias frios e nas noites vazias, nos dias de tempestade
e nas horas que você se sentir tão só. Que eles sejam tão grandes que possam envolver seu corpo em um abraço cheio de ternura e que você se sinta seguro e amparado.
Curativos que te façam sentir o quanto você é especial e amado, mesmo que você nunca tenha sentido esse amor, nem de seus próprios pais.
Preciso de bons curativos, que não sejam eternos, afinal nada é para sempre, mas, que não sejam descartáveis. Curativos que absorvam esse sofrimento, essa dor. essa ferida que não se vê, apenas se sente.
Que sejam fortes, e a prova d’água, para que não se estraguem com suas lágrimas, que sejam macios, para poder te fazer carinho nos dias em que você se sentir carente. Curativos que, acima de tudo nunca o decepcionem,
prometendo coisas que não cumpram.
Curativos companheiros e sinceros, que se importem realmente com você. Não quero pena, quero amor. Amor de verdade. Preciso que você também se ame e prometa que vai procurar cuidar mais de mim, sou parte de você e se você sofre eu sofro também.
Queria poder colocar você dentro de mim, secar suas lágrimas, ninar você. Dizer-te que tudo vai passar e te proteger das decepções da sua vida, afinal você já sofreu tanto que não sei como ainda consigo bater forte em seu peito!

Você é especial, pena ninguém perceber isso.
Texto:Desconheço autor
      

ALMOFADA TERAPEUTICA

Almofada de Linhaça e ervas

Esta almofadinha é ideal para uso local com a função de relaxar, tratar dores, luxações, inflamações. O tratamento pode ser por calor ou resfriamento, dependendo da função terapêutica desejada.
Ela é bem simples de fazer:
Misture para cada 1 copo de semente crua de linhaça marrom (mais barata e rica em ômega-3) + 1 copo de flores de camomila seca.
Prepare um saquinho com tecido de algodão, no formato que desejar. Em geral os de 15 x 30 cm são ótimos para usar em tudo: pernas, joelhos, abdome, ombros, costas, enfim...
Encha o saquinho de tal forma que não fique nem cheio demais, nem muito vazio, justo para poder se acomodar bem a qualquer parte do corpo onde for usar. Ou seja, 2/3 do seu volume total. Para não sobrar, vá preparando mais mistura conforme for enchendo.
Você pode usar também outras ervas no lugar da camomila, como hortelã, melissa, capim limão, lavanda. Ou pode fazer uma mistura de todas elas. Mas sempre a medida é para cada 1 copo de semente de linhaça, acrescente 1 copo das ervas secas (pura ou misturas).
Costure para fechar a almofadinha.
Na hora de colocá-la para aquecer OU resfriar, borrife um pouquinho de água na almofadinha. Em caso de tratamento por mais que 15 minutos é recomendável ter 2 almofadas ou mais.
Tratamento por calor - Envolva a almofadinha em papel alumínio e coloque-a sobre um pirex (porcelana ou cerâmica). Aqueça em forno baixo por uns 10 minutos.
Cubra a parte do corpo que irá tratar com uma toalha ou fralda coloque a almofadinha já quente por cima (sem o papel alumínio, pois os aromas de linhaça e ervas também fazem parte do tratamento). Deixe agir pelo tempo necessário. Em geral 10-15 minutos é suficiente para relaxar e aliviar dores.
Atenção: não use microondas.
Tratamento por resfriamento - coloque a almofadinha dentro de um saco plástico. Leve para o refrigerador e deixe por mínimo 30 minutos resfriando. Coloque a almofadinha direto sobre o local (uso muito sobre o abdome na prevenção de problemas com útero, ovário e bexiga) por cerca de 10-15 minutos ou até que perca sua capacidade de resfriamento.
Durabilidade: Ela pode ser usada por umas 15 vezes seguidas ou mais vezes se usada esporadicamente. Não esquecer de borrifar água antes de usar. Quando não estiver em uso, precisa ser embalada em saco plástico seco e mantida na geladeira.
YASMIN ASSAD

A BUSCA


É preciso crescer nos dois sentidos, inferior para buscar a força e o alimento, superior para buscar a luz e a evidência.
Adube sua terra com amor. Regue suas sementes com paciência. Espere as flores com perseverança. Jamais desista diante das tempestades que tentarão derrubar seus frutos, pois só quem resiste saberá o quão doces podem ser...
"a felicidade nao esta na nossa volta mas dentro de nós oque nos cerca apenas colabora ..."
 
 

MEDICINA,ESPIRITISMO & MATERIA


MEDICINA E ESPIRITISMO


Cura das Emoções,Corpo,Mente e Espirito






O que é saúde e o que é doença à luz da doutrina espírita?

Doença e saúde se referem ao estado em que se encontram as pessoas e não ao estado de órgãos ou partes do corpo.

O corpo físico nunca está só doente ou só saudável, já que nele se expressam realmente as informações da consciência.

O corpo de um ser humano vivo deve seu funcionamento ao espírito que o habita.

Quando as várias funções corporais se desenvolvem em conjunto dentro de uma harmonia, ele se encontra num estado que denominamos de saúde.

Se uma função falha, ela compromete a harmonia do todo e então falamos que ele se encontra em um estado de doença. A doença é a perda relativa da harmonia.

Essa perturbação da harmonia acontece à nível de consciência, que é a parte espiritual do ser, enquanto o corpo é a forma de apresentação dessa desarmonia.

O nosso “não consciente” envia mensagens ao nosso “consciente”, sob a forma de tensões ou sofrimentos físicos e emocionais. Procurando “silenciar” essa tentativa de comunicação, utilizamos medicamentos para acabar com os sintomas, sem perceber o que gerou os mesmos.

Para se dar conta de onde está situada a causa inicial, médicos e pacientes precisam aprender não apenas a perceber o que é visível na luz, mas também identificar o que está escondido na sombra.

Para se dar conta de onde está situada a causa inicial, médicos e pacientes precisam aprender não apenas a perceber o que é visível na luz, mas também identificar o que está escondido na sombra.

Por que médicos e pacientes precisam aprender a perceber onde está a causa inicial?

• Médicos porque têm o papel de orientar. Se não souberem a causa, irão tratar apenas a conseqüência.

• Pacientes porque são os principais interessados e responsáveis por sua cura.
• Origem da desarmonia no perispírito

Sabemos todos que o perispírito:

• É preexistente e sobrevivente à morte do corpo material, transmitindo suas vontades ao corpo físico e as impressões do corpo físico ao espírito;

• Que o envoltório carnal se modela e as células se agrupam de acordo com a forma perispiritual;

• Que as qualidades ou defeitos, faltas, abusos e vícios de existências passadas registrados no perispírito reaparecem no corpo físico como enfermidades e moléstias.

• Inúmeras almas já renascem “adoecidas”, ou seja, com os componentes psíquicos enfermiços. Em grande parte dos casos o componente inicial dessa enfermidade é a falta de auto-amor.

• O amar a si mesmo ainda é uma lição que todos temos que aprender. Muitas reencarnações têm como objetivo precípuo restabelecer o desejo de viver e recuperar a alegria de sentir-se em paz. Uma conseqüência da falta do auto-amor é a depressão.

O que é depressão?

Como se pode conceituar depressão à luz do conhecimento espírita?

Depressão é cansaço de viver, é não aceitar a vida como ela é.

É a “doença prisão” que cassa a liberdade da criatura rebelde, viciada em ter seus caprichos atendidos.

É uma intimação de leis da vida convocando a alma a mudanças inadiáveis.

Em tese, depressão é a reação da alma que não aceitou sua realidade pessoal como ela é, estabelecendo um desajuste interior que a incapacita para viver plenamente.

No capítulo “Receituário oportuno” do livro “Escutando os Sentimentos” de Wanderley S. de Oliveira, Ermance Dufaux nos diz ser necessário ingerir três medicações com freqüência:


As emoções e os chakras
Harmonização & Energética


Sabemos quando a consciência de uma pessoa está desequilibrada, pois a mesma torna visível e palpável na forma de sintomas físicos ou psicológicos o seu desequilíbrio. Existem desarmonias registradas a nível perispiritual. É o ser humano que está doente (espírito) e não o seu corpo físico.

Como os chakras fornecem energia sutil aos diversos órgãos do corpo, os bloqueios e conflitos emocionais podem resultar num fluxo energético anormal para diversos sistemas fisiológicos. Com o tempo, esses fluxos anormais de energia podem produzir doenças de maior ou menor gravidade em qualquer órgão do corpo.
Alinhamento dos Chakras


O stress emocional é um importante fator no processo de produção das doenças. Os conflitos emocionais, os sentimentos de impotência e a falta de amor por si próprio podem ter efeitos nocivos sobre o funcionamento dos principais chakras.

A falta de amor a si ou auto-imagem ruim pode causar bloqueio no chakra cardíaco, o qual, secundariamente, afeta o funcionamento do timo, debilitando o sistema imunológico. Também pode afetar os pulmões contribuindo para as doenças respiratórias.

A forma inadequada de expressar verbalmente o que sente ou a não expressão verbal dos sentimentos internos pode interferir na função do chakra laríngeo. Essa pode ser a causa de muitos casos de amigdalites ou transtornos de tireóide.

Nossas doenças são freqüentemente um reflexo simbólico dos nossos estados internos de intranqüilidade emocional, bloqueio espiritual e desconforto. Isso sugere que a prescrição de medicamentos de efeito rápido, que aliviem apenas temporariamente os sintomas agudos da doença, não é a solução ideal para minorar os problemas do paciente, dentro de uma perspectiva reencarnacionista.

A medicina do futuro deverá ensinar os pacientes a reconhecerem os fatores emocionais e energéticos sutis que podem predispô-los a determinados estados mórbidos. Assim, terá mais facilidade em detectar disfunções nos chakras, corpos emocional, etérico e mental.

Hereditariedade

Por que ficamos doentes se aparentemente fazemos tudo certo?

A hereditariedade existe, mas os registros no perispírito, das experiências passadas da alma (psíquico, intelectual, profissional, moral e emocional), determinam a formação dos órgãos no novo corpo material. A hereditariedade reflete a aproximação por afinidades vibratórias entre os membros de uma mesma família.

Na fecundação, o gameta masculino vitorioso está impulsionado pela energia do perispírito do reencarnante que encontrou nele os fatores genéticos necessários para a programação reencarnatória. Os códigos genéticos da hereditariedade, em consonância com o conteúdo vibratório dos registros, vão organizando o corpo físico.

As enfermidades graves decorrem de faltas passadas e contribuem para o aprendizado, reparação e restauração dos atos inadequados, além da elevação da alma.

Certos acontecimentos e doenças são permitidas pelo plano espiritual para estimular o espírito a cumprir compromissos com a sua jornada evolutiva.

Assim, enfermidades ou acidentes inesperados, carência afetiva, dificuldades econômicas, são meios utilizados para despertar da anestesia da ilusão ou da intoxicação do orgulho, egoísmo, cólera, etc, a que muitos se submetem .

Tabaco, álcool, drogas, excesso no sexo e na alimentação, são de livre opção atual, não incursos originalmente no processo evolutivo de ninguém. Quem a qualquer deles se vincula, colherá o efeito prejudicial, não se podendo queixar ou aguardar solução de emergência.

Energia vital. Como equilibrá-la?

Do ponto de vista energético, o corpo físico debilitado oscila numa freqüência diferente daquela quando em estado saudável.

Quando a pessoa é incapaz de alterar o seu modo energético para a freqüência adequada, talvez seja necessário aplicar-lhe certa dose de energia sutil, o que pode fazer com que seus sistemas bioenergéticos passem a vibrar de forma apropriada.

Existem formas de tratamento que interagem também com a energia do ser humano como a acupuntura, a homeopatia, a antroposofia, a cromoterapia, os florais, os fatores de auto-organização, os elixires de pedras preciosas, o passe magnético, a prece, a água fluída, etc.
Cromoterapia


No entanto, a medicina não deve ter como foco apenas o tratamento do corpo, pois dessa forma não obterá a cura, mas apenas a melhora dos sintomas.
Cura Prânica


O ideal é que se possa detectar as doenças num estágio suficientemente precoce para impedir a manifestação física da doença em nível celular.

A doença é o caminho pelo qual o ser humano pode seguir rumo à cura. Quanto maior for nossa compreensão, maior nosso aproveitamento das coisas que nos cercam.

A cura acontece através da incorporação daquilo que está faltando e, portanto, ela não é possível sem uma expansão da consciência.


Responsabilidades de médico e paciente no processo de cura.

Papel do espiritismo

O princípio mais importante para a medicina que trabalha com as vibrações é o conceito de que os seres humanos são sistemas dinâmicos de energia, refletindo padrões evolutivos do crescimento da alma.

O médico não deve ser apenas um agente promotor da cura, mas também um educador. No entanto, o paciente é o principal responsável pela sua cura.

É muito mais fácil tomar um comprimido que proporcione um rápido “conserto” do organismo, do que modificar os hábitos potencialmente insalubres que possam contribuir para o problema da saúde.

Cada ser humano é responsável pela busca do seu equilíbrio e da sua harmonia. O espiritismo auxilia no tratamento da consciência humana, lhe apresentando novos valores, educando o espírito.

Muitos pacientes só adotam hábitos mais saudáveis após algum acontecimento traumático ou o diagnóstico de uma doença grave.

O médico do futuro combinará o conhecimento científico e o conhecimento espiritual a fim de promover a cura em todos os níveis.
Texto:José Carlos Pereira Jotz
Yasmin Assad
             TERAPIA HOLISTICA/(53)8114 8930


florais de Bach

domingo, 14 de outubro de 2012


Tratamento para Micose - Receita Natural
A micose é um nome genérico dado a vários tipos de infecções causadas por fungos. A forma infecciosa mais comum é a frieira, também conhecida com pé-de-atleta. Nesses casos, o fungo fica na superfície da pele, se alimentando da queratina de unhas e pelos. Mas a micose também pode ocorrer em camadas mais profundas da derme e até mesmo em órgãos internos.
A melhor maneira de evitar o aparecimento dessas infecções é manter bons hábitos de higiene. Nesse sentido, algumas dicas são importantes, como:

Pomada para Micose

    *não pisar descalço em pisos molhados; *não compartilhar toalhas e outros itens de uso pessoal;
    *após o banho, enxugar bem entre os dedos, atrás das orelhas e as dobras do corpo;
    *evitar o uso de roupas molhadas.
Para tratar as micoses superficiais, você pode recorrer à receita que ensinamos abaixo.
Você vai precisar de:

  • 250g de gordura de porco, limpa e sem sal
  • 2 colheres de enxofre
  • Suco de 2 limões
Modo de Preparo:
O preparo é bastante simples: basta bater todos os ingredientes no liquidificador até que fique homogêneo. Depois é necessário guardar a pomada em um pote de vidro com tampa.
Posologia
A pomada deve ser aplicada no local atingido pelos fungos. O uso do tratamento pode ser diário, até que a micose despareça.

Escuro e nebuloso é o inicio de todas as coisas mas não o seu fim.Kalil Gibran




fotografias by Yasmin

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

 
Torne-se Seu Próprio Guia Interior
Não pense com a cabeça. Realmente, não pense de maneira alguma. Apenas mova-se. Tente isso em algumas situações. Será difícil, porque o velho hábito será de começar a pensar. Você terá que estar alerta: não pensar, mas sentir interiormente o que está vindo à mente. Você pode ficar confuso muitas vezes porque você não será capaz de saber se isso está vindo do guia interno ou da superfície da mente. Mas logo você conhecerá o sentimento, a diferença.
Quando alguma coisa vem do âmago, parte do seu umbigo para cima. Você pode sentir o fluxo, o calor, vindo do umbigo para cima. Sempre quando sua mente pensa, isso é só na superfície, na cabeça, e então vai para baixo. Se sua mente decidiu algo, então você precisa forçá-lo para baixo. Se seu guia interior decide, desse modo alguma coisa borbulha em você. Isso procede do núcleo mais profundo de seu ser em direção a mente. A mente o recebe, mas isso não é da mente. Isso vem do além - e é por isso que a mente fica assustada com isso. Isso é confiável porque vem de trás - sem qualquer razão, sem nenhuma prova. Isso simplesmente borbulha.
Sempre quando você fica perplexo numa situação e você não pode ver como sair disso, não pense; apenas fique num profundo não-pensar e permita seu guia interior lhe guiar. No princípio você se sentirá receoso, inseguro, mas logo, quando você chega cada vez a conclusão certa, quando você chega cada vez a porta certa, você irá reunir coragem e se tornará confiante.
Se essa confiança acontecer, chamo isso de fé. Essa é realmente a fé religiosa - a confiança no guia interior. Racionalizar faz parte do ego. É você acreditando em si mesmo. No momento que você for fundo dentro de si mesmo, você chegou na própria alma do universo. Seu guia interior é parte da direção Divina. Quando você a segue, você segue o Divino quando você segue a si mesmo, você está complicando as coisas, e você não sabe o que está fazendo. Você pode pensar que você é muito sábio. Você não é.
A sabedoria procede do coração, não do intelecto. Sabedoria procede do seu ser mais profundo, isso não é da cabeça. Corte sua cabeça, fique sem cabeça - e siga o ser, o que quer que, para onde quer que isso lhe conduza. Mesmo que isso lhe leve para o perigo, vá para o perigo, porque esse será o caminho para você e seu crescimento. Através desse perigo você irá crescer e tornar-se maduro.
Texto: Osho